Pediatra alerta sobre doenças do período de volta às aulas

O período de voltas às aulas é um momento de readaptação do aluno à escola, bem como, ao convívio coletivo. Partindo deste aspecto, é importante que os pais tomem diversos cuidados com seus filhos e principalmente com doenças que podem afetá-los enquanto voltam aos estudos durante este mês de agosto. A pediatra do Hospital Dom Malan/IMIP, Fernanda Soares, esclarece sobre o tema e fala sobre principais cuidados que devem ser tomados.

“As principais doenças que afetam as crianças no período da volta às aulas são aquelas ligadas ao aparelho respiratório como, por exemplo, as alérgicas e as infecciosas. São comuns os quadros de resfriados, rinites, gripes, otites, amigdalites, bronquites, inclusive diarreias, quando a causa é viral”, pontua a pediatra.

As infecções causadas por vírus são as mais encontradas nos ambientes de convívio coletivo, como é o caso das escolas e creches. “Os pais devem prevenir o surgimento dessas doenças com medidas que fortaleçam o sistema imunológico dos filhos. Cuidados simples como cartão de vacina atualizado, dieta saudável e balanceada, como por exemplo, fruta cinco vezes ao dia e amamentação por dois anos ou mais. As roupas devem ser adequadas conforme o clima, evitando frio ou calor excessivos”, ressalta Fernanda Soares.

A escola também tem um papel fundamental   no  combate a disseminação de doenças neste período. O ambiente tem que está limpo e organizado, evitando-se poeira, pó de giz, ácaro no ar condicionado e cortinas, cheiros fortes e controle da alimentação.
“Caso a criança esteja infectada com alguma doença contagiosa durante o período de aulas, é preciso que ela permaneça em casa, pois isto vai evitar o contágio de outros alunos. Além disso, é muito importante procurar orientação médica o mais rápido possível. Esta interação entre família, escola e médico contribui para o bem-estar e qualidade de vida das crianças”, finaliza a médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *