Pedro Alcântara admite: “A situação de Juazeiro era triste e eu sou até responsável por isso“
Grazzielli Brito – Ação Popular
O ex-deputado estadual Pedro Alcântara (PR), atualmente na Secretaria de Relações Institucionais da Bahia – SERIN, fala ao Ação Popular sobre a reeleição de seu aliado político Isaac Carvalho (PC do B), de suas pretensões em 2014 e da ‘nova política’ praticada em Juazeiro, que ele conhece bem, uma fez que articulou a formação da coligação “Pra Juazeiro seguir em frente” do comunista desde sua primeira eleição em 2008.
Pedro Alcântara revela que Juazeiro passa por uma transformação política importante. “Como político militante, só de mandato foram 30 anos, observo que aconteceu uma transformação: Paulatinamente colocamos os partidos acima das lideranças, do personalismo. Em Juazeiro fazia-se uma política com o grupo de Pedro Alcântara, o grupo de Jorge Khoury, o grupo de Misael, de Bandeira e outros que vinham surgindo. Eu via que isso não era o caminho correto da política, uma idolatria pessoal e comecei a combater isso”, conta Pedro que disse ainda que foi dessa forma que Isaac conseguiu se eleger em 2008 e agora em 2012.
“Quando Isaac assumiu a prefeitura, a situação de Juazeiro era triste e eu sou até responsável por isso porque também fazia parte de grupos”, assumiu o ex-deputado que depois amenizou. “Mas só pra refrescar a memória, nos anos anteriores a esse governo de Isaac, dos 16 anos anteriores, fui oposição 12 anos: 8 de bandeira e 4 de Misael. Mostrando descontentamento com a maneira como Juazeiro era governada”, explicou-se.
Voltando a falar sobre a ‘nova política’ disse que daqui pra frente as alianças não serão em torno de pessoas e sim de partidos políticos. “Uma política moderna e intra-partidária para que os partidos que ganharam a eleição governem juntos”.
Sobre Isaac disse: “Ele consolida sua liderança, com sua capacidade de gestão, se projetando para política no Brasil e Bahia”, e demonstrou que também tem pretensões políticas. “Estou com saúde e condições políticas de pleitear uma eleição não sei qual ainda, mas o futuro irá revelar para que Juazeiro garanta esse novo espaço na política estadual e nacional”.
Quando questionado o que pretende pra eleição de 2014 disse que por enquanto espera definição do grupo político. “Nós temos vagas pra deputado federal e estadual, posso trilhar qualquer um desses caminhos. Se o bem não fiz o mal nunca fiz a ninguém. Ajudei muito minha terra e meu estado”, finalizou.