Pernambuco registra 11º caso de superfungo

Caso foi registrado no Hospital da Restauração (HR), no Recife

Pernambuco registrou, nesta terça (11), o 11º caso de colonização de pacientes de hospitais pelo superfungo Candida auris, só em 2023.

A mulher tem 37 anos estava internada no Hospital da Restauração (HR), no Derby, no Recife. A confirmação foi feita pela Secretaria Estadual de Saúde.

Esta foi a primeira notificação do HR, este ano. Em 2022, a unidade teve dois casos, sendo um homem de 38 anos, e outro em uma mulher de 70 anos, que morreu em decorrência de um problema sem relação com o fungo, segundo o estado.

A vítima mais recente do fungo seria submetida a um procedimento cirúrgico no HR, mas positivou para Covid-19 e foi isolada na unidade de saúde.

Após a cirurgia, a paciente ficou em uma enfermaria de dois leitos, onde teve contato com uma pessoa, que também está sendo monitorada. A mulher já recebeu alta médica da unidade de saúde.

Das 11 pessoas colonizadas com a Candida auris em Pernambuco, duas morreram: um idoso de 69 anos, que estava no Hospital do Tricentenário, em Olinda, com infecção urinária; e um outro homem, de 63 anos, no Hospital Miguel Arraes, em Paulista, com problemas ortopédicos.

A Candida auris é um fungo emergente que representa uma séria ameaça à saúde pública devido à capacidade do microrganismo de resistir aos principais medicamentos antifúngicos.

Por: Ricardo Antunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *