“Pernambuco tem o menor percentual de testagem para Covid-19 do país”, diz IBGE

O trabalho informa que, até julho, 394 mil pessoas tinham feito o exame para detectar a doença, no estado. Isso equivale a 4,1% dos moradores. No Brasil, foram feitos exames em 6,3% da população, no mesmo período.

Do G1

Pernambuco tem o menor percentual de testagem da população entre todos os estados do Brasil. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) com foco na pandemia do novo coronavírus (Pnad Covid), divulgada nesta quinta (20), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Procurado pelo G1, o governo do estado não se pronunciou sobre o estudo.

 

O trabalho informa que, até julho, 394 mil pessoas tinham feito o exame para detectar a doença, no estado. Isso equivale a 4,1% dos moradores. No Brasil, foram feitos exames em 6,3% da população, no mesmo período. O maior índice de testagem da população no país foi do Distrito Federal, com 16,7%.

Segundo o estudo, até o último levantamento, cerca de 1% da população de Pernambuco teve o resultado positivo, com 92 mil confirmações. Atualmente, no entanto, o total de pessoas com o exame confirmado chega a 116.359.

A realização de testes foi um dos seis temas analisados no mês de julho pela Pnad Covid, feita pelo IBGE, em parceria com o Ministério da Saúde. Também foram abordados temas como: comorbidades, comportamento frente ao isolamento social, indicadores escolares, solicitação e aquisição de empréstimos e itens de higiene e proteção.

Segundo o estudo, até o último levantamento, cerca de 1% da população de Pernambuco teve o resultado positivo, com 92 mil confirmações.

Das 394 mil pessoas que foram testadas, 121 mil realizaram o teste tipo RT-PCR, que é o exame em que uma espécie de cotonete é inserida na boca e no nariz.

Dessas, 39 mil (32,6%) tiveram resultado positivo. Outras 149 mil fizeram o teste rápido, com coleta de sangue por meio de um furo do dedo, e 25 mil (16,8%) tiveram diagnóstico positivo

Outras 150 mil fizeram o teste de sangue por meio de veia no braço, sendo que 37 mil (24,7%) tiveram a Covid-19 confirmada. Uma pessoa pode ter feito mais de um tipo de teste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *