Pesquisa analisa por que alguns fumantes têm pulmões saudáveis

Cientistas afirmam que a genética tem parte importante em casos de doenças pulmonares

 

 

fumando cigarro
Apesar de existir essa rara condição, para evitar doenças pulmonares o melhor ainda é não fumar

Um estudo realizado pela equipe da agência de pesquisa do governo britânico Medical Research Council procurou entender por que, apesar de raros, existem casos de pessoas fumantes donas de pulmões saudáveis. A análise de mais de 50.000 pessoas mostraram mutações favoráveis %u200B%u200Bno DNA reforçada a função pulmonar das pessoas e pode mascarar os efeitos mortais do fumo.

De acordo com a pesquisa, muitos, mas não todos, os fumantes desenvolvem doenças pulmonares. Porém, o mesmo pode acontecer com algumas pessoas que nunca tocaram em um cigarro na vida, a exemplo dos fumantes passivos.

Os cientistas dizem que as descobertas podem levar a novos remédios para melhorar a função pulmonar. Mas, apesar disso, não fumar será sempre a melhor opção, dizem os pesquisadores.

Em entrevista à “BBC”, o professor da Universidade de Leicester Martin Tobin afirma que “não há nenhuma solução mágica que garanta proteção contra o fumo. A melhor coisa que alguém pode fazer para evitar doenças pulmonares, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e o câncer, é não fumar”.
A genética é influente
A pesquisa analisou a DPOC, que leva à falta de ar, tosse e repetidas infecções pulmonares. A doença afeta três milhões de pessoas no Reino Unido e inclui condições como o desenvolvimento de bronquite e enfisema.Ao comparar fumantes e não-fumantes, assim como aqueles com a DPOC e sem, os pesquisadores descobriram trechos do DNA que reduzem o risco da doença.

Assim, os fumantes com “bons genes” tiveram um menor risco de DPOC do que aqueles com “maus genes”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *