Pesquisadores criam implante cerebral transparente
Material pode ajudar na aplicação de tratamentos a laser e exames de imagem do cérebro
O laser é uma técnica muito utilizada em diagnósticos e tratamentos, inclusive de doenças neurológicas. No caso do câncer cerebral, por exemplo, a cirurgia a laser pode ser utilizada para aquecer e provocar a coagulação de tumores que seriam inacessíveis de outra forma. Porém, como o crânio não permite a passagem do laser, é necessária a realização de uma cirurgia para remover parte do osso a cada vez que a técnica precisa ser utilizada na região da cabeça, o que inviabiliza tratamentos longos e contínuos.
Este não é o primeiro protótipo de implante cerebral transparente, mas por ser feito com material resistente oferece uma grande vantagem em relação aos anteriores. Feitos à base de vidro, eles poderiam se quebrar caso o paciente sofresse algum impacto.Diante desse problema, pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, criaram um implante cerebral transparente. Feito de zircônia estabilizada por ítrio, tipo de cerâmica já utilizada em próteses ortopédicas e dentárias, o implante ficaria fixo na cabeça do paciente, sendo uma espécie de “janela para cérebro”, permitindo a realização de tratamentos a laser sem a necessidade de novas cirurgias de remoção de partes do crânio. A criação foi descrita em um artigo publicado no periódicoNanomedicine, no mês passado.
Além de permitir a aplicação do laser, esse implante pode facilitar a realização de exames de imagem do cérebro e também possibilitar a terapia fotodinâmica, que consiste em medicamentos que são ativados pela luz, agindo apenas no local desejado.
O próximo desafio a ser enfrentado pelos pesquisadores é fazer com que a pele sobre o implante também fique transparente. Como a prótese foi criada para substituir o osso, a pele por cima dele poderia atrapalhar alguns tipos de procedimentos, como os exames de imagem. Uma das possiblidades estudadas pelos pesquisadores é inserir agentes ópticos na pele, fazendo com que seja possível ver através dela temporariamente.
Fonte: Veja