Petrolina: Câmara de Vereadores vai reduzir despesas e demitir funcionários
O presidente da Casa Plínio Amorim, vereador Osório Siqueira (PSB), já anunciou: Terá que fazer corte de despesas no Legislativo Municipal, a fim de se adequar às recomendações do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Essa redução de gastos passa pela demissão de muitos cargos comissionados.
Outras casas legislativas já tomaram essa medida, a exemplo da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que exonerou mais de 400 cargos comissionados.
Em Petrolina, além da demissão de comissionados, serão reduzidas despesas na Casa, a exemplo dos carros disponibilizados aos vereadores. O momento de retenção de gastos na Câmara, com demissões e reduções de despesas nos gabinetes, não foi surpresa para o vereador Zé Batista (PDT).
“Eu já previa isso há muito tempo. Quando eu quis ser presidente da câmara tinha em mente fazer um trabalho de choque, ‘cortar na raiz’, a câmara tinha no inicio da administração 180 cargos comissionados, chegou a 200 cargos. É brincadeira! Eu entrei com requerimento pedindo que abra concurso público pra no mínimo 30 funcionários efetivos, porque já percebia que o Tribunal e a OAB estavam chamando atenção para isso. Não quiseram me ouvir”, disse Zé Batista.
O vereador acredita que faltou eficiência da Presidência no gasto do recurso. “Se eu fosse presidente abria as contas da câmara municipal. E se eu tenho 800 mil tenho que gastar com eficácia. Agora, foi cortado de todos os gabinetes. Eu mesmo sofri com corte de mais de 3.600 reais. Achei bom. Não to chorando em cima do leite derramado. Tem que moralizar. Mas, realmente isso vem ocorrendo porque não houve um choque de gestão. Não é todo mundo que sabe administrar dinheiro público não”, finalizou Zé Batista.