Petrolina é a segunda maior exportadora do estado
As exportações representam 89, 88% do superávit, enquanto 10,12% são de importações. Os dados são da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário da Prefeitura de Petrolina, coordenada pelo secretário Jorge Assunção.
O município pernambucano é responsável por 60% das exportações da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico – RIDE, que engloba oito municípios: Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande e Orocó, situados em Pernambuco; Juazeiro, Casa Nova, Curaçá e Sobradinho, situados na Bahia. As balanças comerciais do ano de 2014 e 2015 apresentaram um superávit de US$ 23.551.556,00 (Vinte e três milhões, quinhentos e cinquenta e um mil, quinhentos e cinquenta e seis dólares).
O êxito econômico deve-se à fruticultura irrigada, principal fonte econômica do município. Todos os investimentos em técnicas de irrigação estabelecidos no município favoreceram o cultivo de manga e uva e a expansão de sua rede comercial produtiva para a Europa, Estados Unidos, Japão e outros lugares. A exportação da manga cresceu em 1,48%, entre 2005 a 2015.
As balanças comerciais do ano de 2014 e 2015 apresentaram um superávit de US$ 23.551.556,00 (Vinte e três milhões, quinhentos e cinquenta e um mil, quinhentos e cinquenta e seis dólares).
O prefeito de Petrolina, Julio Lossio, acentua a relevância da fruticultura irrigada para o desenvolvimento econômico de Petrolina. “Sem dúvidas a nossa fruticultura é uma das atividades econômicas mais fortes da cidade. Através dela garantimos empregos para milhares de pessoas e nos consolidamos no cenário nacional e internacional como grande exportadora e isso reflete positivamente em todo o município”, avalia o gestor municipal.