Petrolina se destaca e tem o 3ª maior Programa de Residência Médica do país

Representando a secretária de Saúde, Lucia Giesta, que foi convidada pelo Ministério da Saúde para compartilhar as experiências exitosas da Residência de Medicina de Família e Comunidade de Petrolina, a articuladora Juliana Modesto participou na última semana de encontro com representantes dos Ministérios da Saúde e Educação em Brasília.

 projetos2

Hoje, a Residência de Medicina de Família e Comunidade de Petrolina é considerada a 3ª maior do país, sendo modelo para demais municípios do Brasil. “O evento teve como objetivo agrupar sugestões de melhoria na qualidade da Residência de Medicina Geral de Família e Comunidade e, felizmente, Petrolina tem bons exemplos para compartilhar com restante do país. Tudo isso é resultado do trabalho do prefeito Julio Lossio que prioriza a qualidade do atendimento com profissionais qualificados”, pontuou a gestora da pasta Lucia Giesta.

As sugestões elencadas serão apreciadas pela presidente Dilma Roussef para posterior aprovação. “Muito dos requisitos acordados na reunião já são garantidos por Petrolina que já possui decreto específico que regulamenta a presença dos residentes nas unidades de saúde, além de fornecer estrutura e equipamentos adequados para o trabalho em equipe”, contou Juliana.

Ao todo, 17 residentes atuam em Unidades de Saúde do município e são auxiliados e acompanhados por cinco preceptores. Desde 2010 a gestão Julio Lossio disponibiliza a Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade e, ao longo dos anos, vem sendo aprimorada e sendo referência para outros municípios que desejam implantar o programa.

A residência tem duração de 2 anos divididos em R1(1º ano) e R2 (2º ano), e os médico residentes recebem uma bolsa pela Secretaria de Saúde e outra pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), instituição parceira do município.

Gabriella Moura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *