PF apreende dinheiro e computadores nas casas de Fernando Bezerra e Eduardo da Fonte

Policiais federais recolheram documentos e computadores dos imóveis dos investigados. Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem.

O cumprimento dos mandados judiciais feitos pela Polícia Federal (PF), nesta terça-feira (14), resultou na apreensão de documentos pessoais, HDs e notebooks, além de notas de euro e dólares, em Pernambuco. As buscas foram realizadas nos imóveis do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) e do deputado federal Eduardo da Fonte (PP), ambos em Boa Viagem, no Recife, e na Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca, Grande Recife.  A PF não especificou a quantia apreendida. Os materiais serão enviados para a sede da PF, em Brasília. No Distrito Federal, será feita análise dos dados coletados.

No Brasil, a PF e o Ministério Público Federal (MPF) cumpriram 53 mandados de busca e apreensão, na Operação Politeia. Os mandados são referentes a seis processos instaurados no Supremo Tribunal Federal (STF) a partir de provas obtidas na Operação Lava Jato e estão sendo cumpridos em seis unidades da Federação: Bahia, Pernambuco, Alagoas, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal.

No Estado, a operação envolveu 40 policiais federais e oito procuradores da República. Além de Fernando Bezerra Coelho e Eduardo da Fonte, líder do PP na Câmara, também foram recolhidos documentos em imóveis de empresários do Estado.

Também são alvos da investigação o senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) e o presidente do PP, Ciro Nogueira (PI).

Os mandados foram expedidos pelos ministros do STF Teori Zawascki, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski.

O objetivo dos mandados é evitar que provas importantes sejam destruídas pelos investigados. Eles respondem a crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, fraude a licitação, organização criminosa, entre outros.

Foram autorizadas apreensões de bens que possivelmente foram adquiridos pela prática criminosa.

O nome da operação, Politeia, vem do livro A República, de Platão, que faz referência a uma cidade perfeita, onde a ética prevalece sobre a corrupção. A operação envolveu 250 policias em todo o Brasil.

arte-politicos

VEJA LISTA DOS LOCAIS ONDE FORAM CUMPRIDOS OS MANDADOS:
1. Residência de Fernando Bezerra Coelho, em Boa Viagem
2. Residência de Eduardo da Fonte, em Boa Viagem
3. Refinaria Abreu e Lima
4. Imóvel de Aldo Guedes, presidente da Copergás
5. Jacarandá Negócios, empresa ligada a Aldo Guedes
6. Imóvel de um sócio de Eduardo da Fonte, cujo nome não foi revelado
7. ADLP Motors LTDA. (Empresa familiar de Eduardo da Fonte)
8. Empresário cujo nome não foi revelado

As informações dos endereços são extraoficiais. A PF evitou comentar o caso e disse que a investigação será concentrada em na sede de Brasília.

Fonte: JC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *