PF deflagra operação contra fraude previdenciária em Pernambuco

Foto: Polícia Federal
Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira (26), em Pernambuco, a Operação Tabocas, no âmbito da Força Tarefa Previdenciária, contra um esquema de fraude em aposentadorias que chegou a causar um prejuízo de pelo menos R$ 140 mil aos cofres públicos.

Desde das 6h da manhã, 15 policiais federais cumprem dois mandados de busca e apreensão, um deles na agência da Previdência Social em Vitória de Santo Antão e o outro na residência de uma servidora pública dos quadros do INSS lotada na mesma agência. Ainda são executados oito mandados de intimação em Vitória de Santo Antão, Limoeiro, Abreu e Lima e em Paulista.

Segundo a Polícia Federal, o número de aposentadorias fraudadas pela organização criminosa ainda está sendo alvo de levantamentos, mas foi possível evitar um prejuízo futuro de R$ 470 mil com as fraudes.

Os agentes darão o conhecimento da decisão judicial na qual determina o afastamento da servidora pública implicada, da atividade de recepção, análise, habilitação e concessão de benefício da seguridade social, além disso serão suspensas as aposentadorias por idade nas quais foram identificadas as irregularidades. A ação em conjunto com a Força Tarefa Previdenciária dá continuidade ao trabalho de repressão e apuração de responsabilidades pela prática de condutas lesivas à seguridade social.

De acordo com a PF, as investigações tiveram início no ano de 2014 onde foram colhidos elementos de prova de fraude na concessão, e consequente percepção de valores, de benefício previdenciário por meio da simulação da condição de segurado especial (trabalhador rural em regime de economia familiar). Para isso, utiliza-se documento ideologicamente falso, providenciado por meio da atuação de intermediários e atravessadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *