PF faz operação contra vazamento de provas do Enem

 

Por Alfredo Mergulhão

A Polícia Federal realiza na manhã desta quarta-feira uma operação contra suspeitos de vazamento ilícito da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023). Agentes da corporação cumprem mandados de busca e apreensão contra dois investigados que moram no município cearense de Sobral.

As ordens judiciais foram deferidas pela Justiça Federal em Sobral, no Ceará. “Foram apurados indícios de crimes de divulgação ilícita do conteúdo de prova do ENEM em redes sociais, por um investigado em Sobral/CE”, informou a Polícia Federal, por meio de nota.

De acordo com a corporação, o vazamento começou a ser investigado após comunicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (Inep), responsável pela realização das provas. Os agentes descobriram que os suspeitos são residentes em Sobral teriam vazado a prova de redação.

“Há indícios de divulgação ilícita do tema da redação referente ao caderno rosa no exame em 2023, ainda durante a realização do exame”, afirma a PF, em comunicado à imprensa.

Os moradores de Sobral, que não tiveram as identidades reveladas, são investigados por suspeita de crime de fraude em certame de interesse público, com penas que podem chegar a oito anos de prisão.

A operação foi denominada “Limite Virtual”. A escolha do nome “busca alertar as pessoas sobre os limites que devem ser impostos nas redes sociais”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *