O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é alvo de pelo menos cinco inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF) e, neste momento, a Polícia Federal (PF) tenta acelerar a conclusão dessas investigações, para que elas terminem antes do início oficial da campanha nas eleições municipais de 2024.
De acordo com o jornal O Globo, a intenção dos investigadores da PF é encaminhar à Procuradoria-Geral da República (PGR), já no próximo mês, os relatórios dos cinco casos que envolvem Bolsonaro.
Os inquéritos que envolvem Bolsonaro possuem relação com a criação de milícias digitais, uma tentativa de golpe de Estado, uma possível fraude no cartão de vacinação contra a Covid, além da suspeita de venda e recompra de joias recebidas como presentes durante viagens oficiais enquanto presidente da República.
Neste momento, Bolsonaro se encontra inelegível por decisão da Justiça. Entretanto, o ex-presidente segue sendo uma forte liderança do espectro político de direita no Brasil, sendo um dos principais cabos eleitorais na disputa municipal de 2024.