‘Plano Municipal de Educação’ é tema de audiência pública em Curaçá

Educadores das redes Estadual e Municipal participaram do Evento

 1 (22)

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SECD) de Curaçá realizou, na manhã dessa segunda-feira (8), Audiência Pública de apresentação e aprimoramento do Plano Municipal de Educação (PME), o qual norteará a educação curaçaense nos próximos dez anos. O Evento aconteceu na quadra poliesportiva do Colégio Municipal Professor Ivo Braga, reunindo: educadores da sede e do interior de Curaçá, das redes Estadual e Municipal, representantes de sindicatos, conselhos e sociedade civil.

A Audiência teve início com formação de mesa, na qual estiveram presentes: a Secretária de Educação, Valdelina Aquino; o Prefeito Carlinhos Brandão; a Vice-coordenadora da APLB, Genilda Bahia; a Presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Conceição dos Reis; a ex-Secretária de Educação de Curaçá, Juscelita Soares e o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, José Henrique Ferreira. Após, houve execução do Hino Nacional e início dos pronunciamentos. Valdelina Aquino frisou que para a construção do PME, o qual deve estar articulado com os planos Estadual e Nacional (PNE) de Educação, foram realizadas seis miniconferências: uma na Sede e cinco no Interior, com a presença de pais, alunos, professores e associações. “Um dos princípios norteadores do Plano é garantir a gestão democrática do ensino público, assegurando a participação dos diferentes segmentos da sociedade e esse foi o caminho percorrido. Vale ressaltar que, desde o ano de 2005, se estuda a realidade da educação no município de Curaçá. Mas, hoje podemos dizer que estamos na reta final do planejamento. O trabalho envolveu levantamento de dados e informações preciosas, além de estudos e análises. Quero agradecer à equipe executiva do Plano, às subcomissões e a todos os que se envolveram”, frisou Valdelina. “Todos os que compõem o Poder Legislativo tem consciência da importância do Plano Municipal de Educação para Curaçá. O nosso dever é fazer a tramitação e a aprovação desse Projeto, em tempo hábil, para que a Secretaria de Educação possa realizar seus trabalhos”, enfatizou o Vereador José Henrique. Carlinhos Brandão ressaltou a importância da participação de todos no PME.  “É essencial, pois se o Município não estiver organizado, ele não vai para lugar nenhum. Esse dever não é só do poder público, mas de toda a sociedade comprometida. Curaçá tem sido muitas vezes beneficiado porque busca a organização, trilhando o caminho certo”, destacou o Prefeito.  Em seguida, Jorge Amário Evangelista, membro da Comissão Executiva, fez a leitura do Regimento da Audiência.  As diretrizes do Plano Nacional – PNE norteiam a execução do PME e foram exibidas ao público, com o recurso do datashow.

Ainda durante o Evento, todos prestigiaram apresentações culturais. O grupo de teatro ‘Arte Livre’ abordou a função do Plano Municipal de Educação, por meio de uma encenação descontraída e repleta de citações poéticas, com direção e texto de Sérgio Ramos (Diretor Municipal de Cultura). Também houve apresentação do grupo Brincantes da Rua de Baixo (RDB), do Coral de Libras da Escola Municipal Caminhos do Aprendiz e do Coral G-DECC. As técnicas da Secretaria de Educação, Jumária Monteiro e Maria Auxiliadora, fizeram uma breve retrospectiva da construção do PME, o qual teve início, de fato, em 2007. Em seguida, foram disponibilizadas pastas para o público, que pôde apreciar o Plano e fazer novas sugestões. O Pedagogo José Expedito Félix explanou a respeito das 22 metas do PME, as quais abrangem diversos segmentos: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação especial, integral e profissional; educação superior, pós-graduação, plano de carreira, educação indígena e quilombola, meio ambiente e cultura, entre outros. As sugestões de modificações foram referentes à celeridade na construção de creches, estrutura para alunos com deficiência, educação para as comunidades de fundo de pasto, capacitação de professores e melhorias estruturais para as unidades de ensino. “Eu penso que, a partir desse momento, Curaçá dá um passo para a melhoria da educação, onde nós discutimos de maneira coletiva e apontamos os nossos problemas, traçando possíveis soluções”, disse Luzia França (APLB). As alterações no Plano era feitas simultaneamente, conforme a necessidade, sob a coordenação da Comissão Executiva, intervenção do Setor Jurídico Municipal (Wellington Cordeiro e Camila) e com sugestões do Poder Legislativo. Representantes das secretarias municipais de Saúde, Ação Social e Cidadania; Conselho Tutelar, escolas particulares, Igreja Católica e SAAE também participaram. O Evento foi finalizado às 16h.

De acordo com informações da Comissão Executiva, o Plano será revisado e enviado à Câmara de Vereadores, para que seja realizada a votação, a qual deve ser feita até o dia 24 de junho, conforme estabelecido pelos governos Estadual e Federal.

Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *