Polêmica durante sessão na Câmara de Petrolina

Ação Popular

Durante a sessão realizada ontem (05), na Câmara de Vereadores de Petrolina, o Projeto de Lei 032/2015 que autoriza o Executivo Municipal a permutar áreas para pagamento dos terrenos envolvidos na regularização fundiária voltou a ser discutido e causou alguns embates políticos.

A vereadora Cristina Costa (PT) cobrou explicações do executivo sobre os pontos comerciais presentes nos bairros São Jorge, São Joaquim e Mandacaru que deveriam estar fora das áreas que serão regularizadas para fins habitacionais. Ela ainda levantou a possibilidade da prefeitura beneficiar grileiros.

vereador paraiba
Vereador Paraíba

Diante da declaração, o vereador Antonio de Souza Batista, o ‘Paraíba’ (PMDB), contestou. “Ali comprou e pagou, agora se comprou a pessoa errada problema da Justiça. Os Góes vieram depois, mas quem comprou lá atrás de Seu Joaquim ou de quem vendeu, é porque eles tinham uma posse de terra. Então, eu conheço aquilo a fundo e não vou aceitar que ninguém chame aquelas pessoas de grileiros”.

cristina
Cristina Costa

Em resposta, Costa questionou as ações do executivo municipal e a omissão do parlamentar em exigir que o prefeito de Petrolina Julio Lossio resolvesse as questões pendentes para a regularização. “Porque o executivo não incluiu a regularização fundiária aquelas áreas que estão fora da metragem e que não pontos de residências, são pontos comerciais. Se estão sendo acompanhados pelo Ministério Público, porque o prefeito jogou para esta casa a responsabilidade de responder criminalmente por áreas comerciais e porque ele não fez isso. São essas as perguntas que faço ao vereador Paraíba, já que ele é governo, é executivo, porque não usou o prestígio que tem para dialogar com Executivo para que mandasse esse projeto de Lei para atender essa demanda, que vossa excelência tem essa preocupação, porque eu não sei”.

persio antunes
Pérsio Antunes

Durante o seu pronunciamento, o vereador Pérsio Antunes (PV) também argumentou contra a condução do processo de regulação fundiária e cobrou explicações do vereador Paraíba. “É muito cara de pau me dizer: ‘quem são os grileiros, dê nomes’. O próprio vereador que me antecedeu aqui disse que se alguém vendeu, vendeu irregular. Devia perguntar a quem comprou quem são os grileiros, que foram vender terras que não eram deles. E agora eu vou me dirigir ao senhor, que eu não tenho esse negócio de ficar falando não, é direto mesmo. Eu sou igual a deputado Adalberto Cavalcanti, é direto mesmo, não tem conversa mole não. O senhor pergunta quem são os grileiros e eu é que pergunto ao senhor a quem o senhor comprou terras lá, se é que o senhor tem. Se o senhor não tem, pergunte aos 1.529 a quem eles compraram”.

vereador edinaldo lima
Edinaldo Lima

Por fim, o líder do governo Edinaldo Lima (PMDB) rebateu as declarações de Pérsio e chamou o oposicionista de coveiro da regularização fundiária. “Eu lembro que até recentemente nós tínhamos vereadores nessa casa que era a favor, por exemplo que a gente fizesse regularização fundiária. Hoje assume o papel de coveiro da regularização fundiária. Lá na comunidade os programas são muito bons, tem os encontros, tem as agendas de partido A, partido B e partido C, como as comunidades aprovam os programas eles são todos a favor dos programas. Mas quando chegam aqui na Câmara eles atacam os programas”, disparou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *