Polêmica em debate com candidatos a prefeito de Curaçá em emissora de rádio

Thalita Bezerra – Ação Popular

Os candidatos a prefeito de Curaçá Salvador Lopes (PT) e Pedro Oliveira (PSC) participaram na manhã desta segunda-feira (30), no programa A Voz do São Francisco/ Emissora Rural AM 780 em Petrolina, do I ciclo de debates. Carlos Brandão (PPS) que também é candidato não compareceu e nem mandou justificativa. Dessa forma o debate foi promovido entre Salvador e Pedro.

A saúde tem sido pauta dos discursos, percebe-se que a saúde pública continua um caos. Caso seja eleito, o que os senhores pretendem fazer pela saúde do povo curaçaense?

Pedro Oliveira – “O caos na saúde pública do nosso município é notório, nosso ponto forte será a saúde, iremos nos esforçar o máximo para fazer com que as pessoas tenham o atendimento digno na saúde de Curaçá, além disso, iremos buscar financiamentos solidários, coisas que não estão sendo feitas em Curaçá. Queremos também que o plano de saúde da família funcione de forma correta, pois não temos médicos e nem enfermeiros todos os dias na cidade, vamos melhorar os salários dos profissionais de saúde”.

Salvador Lopes – “A saúde avançou muito em relação ao governo que Pedro apoiava e defendia, hoje temos ambulâncias nos distritos de Mundo Novo, Poço de Fora, Barro Vermelho e Riacho Seco, existem carros transportando pacientes nas agrovilas e em Pedra Branca. Trouxemos a SAMU que não tinha, melhoramos os trabalhos do TFD e já temos convênios aprovados para a construção de novos postos médicos nos distritos de Curaçá. Aproveito o espaço para desafiar Pedro dizendo que aumentar os salários dos profissionais da área de saúde é muito complicado, pois os médicos que trabalham lá ganham muito bem”.

No que diz respeito à educação, como serão realizados os trabalhos?

Pedro Oliveira – “Nos precisamos valorizar e reajustar os salários dos professores, ter uma capacitação continuada, escolas novas na cidade, como é que se tem educação se os alunos estão estudando dentro de um mercado que serve de escolas. As escolas estão faltando merenda, está semana faltou merenda em um povoado chamado Jatobá bem próximo de Curaçá. Ninguém sabe a forma com que está sendo gastando os recursos para a educação. Salvador já passou por três mandados quero saber o que ele diz sobre isso, já que não há nenhum investimento na educação”, questionou.

Salvador Lopes – “Em relação à merenda escolar adotamos a Aquisição da Merenda Familiar, que oferece merenda a custo zero, além disso, já estamos adquirindo merenda da agricultura familiar. O ex-prefeito que era acusado por Pedro defendia o ex-gestor quando negava um caminhão de merenda, existem falhas sim, mas estamos corrigindo, o município esteve sem receber merenda por contas das contas que Pedro aprovou como membro do conselho, portanto explique isso à população. Fizemos escolas no Jatobá, nas agrovilas, na Barra Grande, ampliamos muitas salas em Poço de Fora, Patamuté e já adquirimos 6 ônibus e reformamos varias escolas”, cacetou.

Atrair empresas para geração de empregos?

Pedro Oliveira – “A geração de emprego e renda no nosso município não existe, Curaçá é um grande pólo de caprinos e ovinos e precisamos dar apoiou as pessoas que tem essa política de emprego e geração de renda, temos que buscar o fortalecimento da economia local com parcerias com o SEBRAE, UNIVASF, CODEVASF, Governo do Estado e Governo Federal para que o caprino seja uma das grandes fontes de desenvolvimento do nosso município, além disso, temos que implantar a secretária de ação social do município que não existe”.

Salvador Lopes – “Curaçá tem um programa do governo do estado chamado Semeando Renda, que não anda como gostaria que andasse, apesar de está muito adiantado em relação a outros municípios, este programa pretende estruturar o município para a produção de leite, temos o bioma caatinga que prestar assistência técnicas aos produtores e ao contrário do que Pedro disse temos o apoiou do SEBRAE em algumas ações”.

Propostas

Pedro Oliveira – “Vivenciei o sofrimento do homem do campo juntamente com a minha família, conheço a realidade do homem do campo mais do que ninguém, a saúde no nosso município é um caos, a cada dia venho me preparando para construir uma nova história política. É um desafio grande administrar Curaçá, mas estou preparado para enfrentar. Uma das minhas metas é reestruturar a saúde da família para que atenda de verdade, com isso montar o programa médico residente, comprar matérias para o hospital, colocar o laboratório e a sala de parto. Na educação iremos valorizar os professores e os alunos, construindo novas escolas na sede do município, trazer para Curaçá uma faculdade, implantar escola em tempo integral, dar autonomia financeira a Secretaria de Educação de Curaçá, criar a Secretaria de Juventude e a Secretaria da Mulher, dentre outras ações”.

Salvador Lopes – “Sempre pensei em contribuir para o engrandecimento da humanidade, me candidatei com intuito de trazer novas idéias para a cidade e isso foi possível. Curaçá hoje com a nossa experiência, não pode perder essa oportunidade de manter uma liderança formada. Vamos dar continuidade aos nossos projetos e buscar novos recursos para que Curaçá cresça cada vez mais”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *