Polêmica na Câmara de Petrolina
Ação Popular
O requerimento que sugere o retorno das sessões plenárias para o horário matutino, de autoria de Ronaldo Silva (PSDB), voltou a ser discutido na sessão da câmara de Petrolina e gerou algumas polêmicas. O vereador Ronaldo disse que não entende porque os relatores da comissão e constituição de justiça da câmara, Pérsio Antunes (PMDB) e Alvorlande Cruz (PRTB), não aprovaram a ideia, já que não coloca o projeto para apreciação dos demais vereadores, onde 11 deles assinaram a favor e isso vem impedindo que o projeto seja colocado em votação sem precisar da comissão de justiça.
“Eu não vou ficar me estressando e nem ficar pedindo assinatura de a e b, estresse faz mal ao coração. Ninguém vai me fazer de mercadoria, todos sabem que o trabalho que venho fazendo para mudança de horário, mas uma vez o projeto volta para gaveta e seja o que Deus quiser, um dia ele volta”, disparou Ronaldo Silva.
Por sua vez, o vereador Ronaldo Souza, o popular Cancão (PSL) disse que vai lutar pela mudança de horário. “Não estou nessa casa para brincadeira e é preciso que o presidente da casa precisa resolver esse problema e que as nossas sessões volte para o turno matutino. A Câmara não pode ficar refém de alguns vereadores por problemas pessoais, não estou preocupado com os seus problemas fora de Petrolina”.
José Bastita (PDT), não poupou criticas e disse ‘que quem estuda medicina e é dono de clinica que resolva o seu horário para lá’, referindo-se aos vereadores Pérsio e Pedro Filipe.
Rebatendo às críticas, o vereador Pérsio disse que a mesma população que pede que as sessões mudem para o dia, é a mesma que trabalha nesse turno e que poderia muito bem vim à noite”, afirmou Pérsio Antunes que no final das contas prefere que às sessões sejam à noite.
“Se depender de minha assinatura, a sessão não vai mudar de horário. Sou um profissional e não dependo do salário da Câmara, os vereadores que estão contras querem jogar a imprensa contra nós também. Eles querem mudar o horário por conta que ano que vem é ano eleitoral e eles querem fazer as suas campanhas e consequentemente irão faltar as sessões”, acusou.
Revolta popular
Diante do fato, o cidadão Julio Andrade, discordou da posição do vereador Pérsio e disse que o mesmo está defendendo os seus próprios interesses. “Ele agora mostrou a cara, semana passada ele estava criticando os líderes comunitários, isso é importante para a população saber quem é nosso legislador. Ele está defendendo seus próprios interesses, ele tem clinica, é médico e vereador, se ele não pode exercer o cargo ele renuncie e não fique cuidando dos seus interesses. Quando ele foi eleito pelo povo foi para defender o povo e não os interesses deles”, disparou.
Por fim, o presidente Osório Siqueira (PSB) salientou que “quando a maioria quer, não pode ir de encontro”. Segundo ele, a partir do segundo semestre as sessões já deverão acontecer em novo horário, provavelmente a partir das 9h as terças e quintas-feiras.
Com informações de Waldiney Passos