Polícia Civil dá dicas para evitar golpes nas compras de material escolar pela internet

Pais e responsáveis devem ficar atentos aos detalhes das contas do Instagram, que podem servir de alerta contra fraudes nessa época

Por: Thatiany Lucena, do DP
sharethis sharing button

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Com a chegada de mais um ano letivo, os pais ou responsáveis pela compra do material escolar dos alunos devem ficar atentos para não cair em golpes, principalmente quando a aquisição for pela internet.
Para ajudar a identificar ações fraudulentas, a Polícia Civil de Pernambuco divulgou algumas dicas que podem ser seguidas antes da escolha da loja.
A delegada Isabela Veras, da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos, alerta que, se tratando de contas no Instagram, o consumidor deve ficar de olho em alguns detalhes para identificar um possível golpe. “Verifique informações sobre essa conta nos três pontinhos do canto superior direito. Vá lá em ‘sobre essa conta’ e verifique quando essa conta foi criada. Se for uma conta recente, já desconfie de que essa conta pode ser fraudulenta”, disse.
“Também verifique se o nome do usuário dessa conta foi alterado várias vezes. Isso também é indicativo de que essa conta pode ser falsa. Nas publicações da conta do instagram, veja se os comentários foram bloqueados, também é outro indicativo”, orienta a delegada.
Forma de pagamento 
Se tratando da forma de pagamento da compra do material escolar na internet, os consumidores devem verificar se o pagamento está direcionado para uma pessoa jurídica. Se for uma pessoa física, pode se tratar de um golpe.
No caso de compras por meio de sites, Isabela Veras afirma que é importante verificar se o site adota o protocolo de segurança Https. Isso garante que a conexão do site é criptografada. “Ademais, o site, se tratando de uma loja virtual, tem que ter necessariamente um canal de atendimento”, orienta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *