Polícia Federal envia 60 agentes para operação “Hecatombe” no RN
Com o objetivo de desarticular um grupo de extermínio composto por policiais militares e civis suspeitos de crimes de homicídio em Natal (RN), a Polícia Federal em Pernambuco enviou 60 policiais federais de Recife para o estado, para participarem da operação denominada “Hecatombe” (De acordo com a PF se trata de uma referência ao sacrifício coletivo de muitas vítimas), que foi deflagrada nesta terça-feira (6).
Até o momento, foram cumpridos 21 mandados de prisão e 32 de busca e apreensão, além de nove mandados de condução coercitiva, quando a pessoa é levada para prestar depoimento à força.
Segundo a polícia, a operação está sendo realizada nos municípios de São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Cerro Corá, com 215 policiais federais, e 30 destes pertencem ao do Comando de Operações Táticas Especializado em Operações de Alto Risco vindo de Brasília. De acordo com as investigações, está comprovado o envolvimento do grupo de extermínio em 22 homicídios e em outras cinco tentativas, com motivos diversos das execuções, sendo estes desde crimes encomendados, por disputas de controle de pontos de venda de drogas, brigas, discussões e queima de arquivo com a eliminação das testemunhas.
Ainda segundo a polícia federal, todos os presos devem responder por crimes de homicídio qualificado e constituição de grupo de extermínio. As penas máximas dos crimes cometidos pelos principais integrantes do grupo podem chegar a 395 anos de prisão.
Nos últimos dois anos, essa é a terceira operação desencadeada pela Polícia Federal para desarticular grupos de extermínio. Em fevereiro de 2011, a Operação “Sexto Mandamento” deu cumprimento a 19 mandados de prisão de policiais envolvidos em grupos de extermínio no estado de Goiás e, em setembro de 2012, a operação “Squadre” desarticulou uma quadrilha de milicianos composta por policiais que agia na região metropolitana de João Pessoa (PB). (Folha PE)