
|
O vaqueiro foi assassinado em Floresta em novembro de 2024 (Foto: Reprodução/Zilda Farias) |
A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) prendeu, após quatro meses, quatro suspeitos de envolvimento no assassinato de Valmir Calaça, o popular Chapada, vaqueiro ligado a causas populares. As prisões ocorreram na manhã da última terça-feira (1º), no município de Floresta. A morte do vaqueiro causou comoção popular no Sertão do Estado.
Walmir Calaça foi assassinado a tiros na noite do dia 30 de novembro, em Floresta, nas proximidades da Academia Pernambuco, no Centro da cidade. Ele foi levado para o Hospital Coronel Álvaro Ferraz, onde chegou sem vida.
Intitulada Praeteritum, a operação da PCPE teve por objetivo o cumprimento de cinco mandados de prisão temporária, mas apenas quatro foram executados. Houve ainda o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão domiciliar, resultando na apreensão de dois veículos suspeitos de terem sido utilizados na empreitada criminosa, bem como de diversos aparelhos celulares. A operação contou com o assessoramento do Núcleo de Inteligência de Arcoverde.
As ações da PCPE para o esclarecimento dos fatos foram iniciadas ainda na mesma data do homicídio, em 30 de novembro do ano passado.
“Após longa e criteriosa investigação, identificamos cinco indivíduos envolvidos no crime, os quais foram alvo de representação pela decretação da prisão. O Ministério Público opinou favoravelmente e o juiz acatou os pedidos integralmente, resultando nas prisões e buscas que foram cumpridas nesta operação”, explicou o delegado responsável pelo caso, Daniel Angeli, titular da Delegacia de Floresta.
Após o interrogatório, os suspeitos passaram por audiência de custódia e foram levados para prisões, que têm prazo inicial de 30 dias, podendo ser prorrogado por igual período. As investigações seguem em andamento, encaminhando-se para a fase de conclusão.
“Com o apoio da governadora Raquel Lyra, a Secretaria de Defesa Social (SDS) e suas operativas reafirmam seu compromisso com a segurança pública e o combate a práticas delitivas ilícitas, através do programa Juntos pela Segurança. Ações de resposta efetiva e bem-sucedida, como esta executada pela nossa Polícia Civil, são indispensáveis para garantir a proteção de toda a sociedade”, pontuou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
Quem foi Valmir Calaça
Walmir Calaça era uma figura pública conhecida, principalmente, no Sertão de Pernambuco. Ele ficou conhecido nacionalmente ao participar da Missa do Vaqueiro de Serrita, carregando a bandeira LGBTQIA+. O vaqueiro chamou a atenção dos religiosos presentes ao aparecer com a bandeira da comunidade, expressando apoio, mesmo se identificando publicamente como heterossexual.
A atitude do vaqueiro ocorreu como resposta ao assassinato de 49 pessoas em um ataque à Boate Pulse, em Orlando, nos Estados Unidos, em 2016.