Poluição visual deixada pela campanha eleitoral deve ser retirada até 06 de novembro

Propaganda de 2010

Grazzielli Brito – Ação Popular

O período da campanha política, assim como as eleições já se foram, mas em Juazeiro, alguns incômodos visuais da fase de campanha pararam no tempo e resolveram ficar. As propagandas de candidatos a cargos eletivos, em muros residenciais, ainda são vistas em muitos pontos da cidade.

Nem a vereadora mais bem votada escapa

Segundo a resolução eleitoral nº 22.158, o artigo 81 indica que cabem aos candidatos, aos partidos políticos e às coligações removerem a propaganda eleitoral no prazo de até trinta dias após o pleito, incluindo a reparação do bem onde a propaganda estiver fixada, se for o caso. O descumprimento da norma sugere que os responsáveis estarão sujeitos ao que está previsto na legislação comum.

Em um dos bairros, a situação é esta

Entretanto no caso de muros residenciais a retirada da propaganda, nãoé obrigatória e depende do pacto feito entre proprietário e candidato sobre o procedimento a ser adotado após a eleição. Mas não deixa de ser uma poluição visual e deveria também ser retirada.

A poluição visual está espalhada

De acordo com levantamento feito pela reportagem na cidade, vários bairros continuam com a “farra propagandística” própria do momento eleitoral.

Propaganda de 2008

Em Juazeiro foram vistos muros de residências e comércios com a exibição de pinturas com inscrições de candidatos a postos políticos, tanto da eleição municipal de 2012, como de eleições passadas.

O banner com a foto do candidato ainda está na parede

Dezoito dias após o pleito ainda podem ser vistos diversos banners espalhados. O prazo para a retirada é até o dia 06 de novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *