População e visitantes já festejam São João em Uauá
Da Redação
Em Uauá, Bahia, o festejo junino já começou e com ele uma multidão de uauaenses e turistas comemoram São João, padroeiro do município. No primeiro fim de semana, cerca de 8 mil pessoas passaram, por dia, pela praça onde acontecem os shows à noite.
Já às quatro horas da madrugada estão prontos para a tradicional alvorada que leva pelas ruas da cidade, no raiar do dia, muita animação e a cultura local.
O cantor e compositor Antonio Sabino, de 82 anos, é só animação. “Canto pra receber os visitantes com todo amor e carinho”, disse. E cantou em versos que escreveu em homenagem a sua terra. “Quem quiser, venha ver como é o bonito luar do sertão”.
O luar de Uauá, cantado por Seu Antônio, fica ainda mais bonito nas noites em que se comemora São João. “São dez dias de festa porque São João ninguém acaba, lamentavelmente quiseram acabar, mas estamos aqui firmes e fortes”, declarou o advogado Pedro Peixinho.
Na alvorada do sábado dia 16, o Prefeito Olímpio Cardoso falou emocionado da realização da festa. “A alvorada estava marcada pra 4:30 e 4 horas o povo já estava aqui. A população curte o São João, é a nossa cultura, nossa festa. Não podemos deixar de fazer, vejo o brilho e alegria no rosto das pessoas”.
A primeira dama do município, Marlene Cardoso, também se emocionou. “Estou maravilhada com a festa. A animação e a vontade das pessoas de celebrar São João emociona a gente. Mesmo que proibissem essa festa, o povo vinha pras ruas e fazia, porque isso está no sangue do povo de Uauá”.
José Alves da Silva, conhecido Zé de Alto, brincou dizendo que quem conseguiu derrubar a liminar que suspendia o São João de Uauá foi o próprio São João. “Nosso advogado foi São João Batista!”.