Portaria estabelece orientações para atuação dos Agentes Comunitários de Saúde durante estado de emergência decorrente do novo Coronavírus e do H1N1 em Juazeiro
A Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Saúde estabeleceu, por meio de portaria publicada nesta terça-feira (14), novas orientações para a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no município, após as recomendações sobre medidas para enfrentamento ao novo Coronavírus (COVID-19) e o aumento do número de casos de H1N1 na cidade.
O objetivo da portaria é adequar e orientar a atividade dos profissionais ao cenário decorrente da propagação dos vírus, considerando as medidas restritivas já impostas no município. Dentre as medidas adotadas, ficam suspensas temporariamente as visitas domiciliares de rotina realizadas pelos ACS, exceto o acompanhamento de pacientes de grupos de risco e, quando as visitas forem necessárias, não deverão acontecer dentro do domicílio mantendo sempre o necessário distanciamento do paciente.
A partir da publicação da portaria, fica suspensa também a assinatura dos usuários no implemento de visita e em casos suspeitos de coronavírus ou H1N1 os profissionais deverão utilizar EPI apropriado bem como realizar o monitoramento juntamente com a equipe de saúde.
De acordo com o superintendente de Atenção Básica, Gilberto Libório, com a portaria, o trabalho do ACS permanece, alterando apenas a forma de execução. “Essas adaptações foram necessárias diante do cenário que estamos vivendo e dessa forma preservamos a saúde, não apenas do profissional, mas também do paciente visitado. As atividades desses profissionais continuam, mesmo que de forma restrita, por que precisamos desse contato com a população”, afirmou.
Além das medidas já citadas, os ACS deverão também realizar busca ativa de pacientes que se enquadram no grupo de risco e não compareceram à Unidade Básica de Saúde – UBS para realizar a vacina contra Influenza, contribuir com a organização do fluxo de acolhimento evitando aglomerações de grupos com mais de 10 pessoas, auxiliar nas atividades relativas à Campanha de Vacinação, realizar atividades educativas nas salas de espera das UBS, entre outros.
A portaria publicada hoje e disponível na íntegra no Diário Oficial, foi construída em alinhamento com os profissionais que nas discussões estiveram representados pelo presidente do sindicato da categoria, Jorge Ferreira.
Por Fabiana Diniz/SESAU