Portugal proíbe chefes de entrar em contato com funcionários fora do expediente

Os patrões também ficam obrigados a pagar um adicional aos trabalhadores para compensar custos com eletricidade e internet

Redação
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

O Parlamento de Portugal aprovou uma nova lei que regulamentam o trabalho remoto. Dentre os pontos que mais chamaram atenção estão a proibição ao empregador de entrar em contato com os funcionários fora do expediente, seja por telefone, mensagem ou e-mail.

 “O empregador deve respeitar a privacidade do trabalhador”, incluindo períodos de descanso e tempo para a família, estipula a nova lei. Qualquer violação, continua, constitui uma ofensa “grave” e pode resultar em multa.

A medida também estipula que os empregadores são responsáveis ​​por fornecer aos trabalhadores as ferramentas adequadas para realizar suas tarefas remotamente. Eles devem reembolsar os trabalhadores por quaisquer despesas adicionais, incluindo qualquer aumento nas contas de luz e gás, que possam incorrer enquanto trabalham em casa.

A lei foi aprovada pelo país na sexta-feira (5) e já entrou em vigor no sábado (6). As empresas que não cumprirem as novas regras poderão ser multadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *