PP fica com Comissão de Orçamento e PL quer comando da Comissão de Saúde da Câmara

Do Estadão

O PL pediu, nesta terça-feira, ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o comando da Comissão de Saúde, que em 2023 já ficou com a sigla oposicionista. O deputado alagoano reuniu os líderes dos partidos para tentar destravar o acordo em torno dos colegiados. O impasse tem travado o avanço da pauta de votações da Casa.

A Saúde terá neste ano o maior orçamento entre os colegiados da Câmara, de R$ 4,5 bilhões. No ano passado, o colegiado foi presidido pelo deputado Zé Vitor (PL-MG). As discussões sobre as comissões, contudo, ainda continuam.

A Comissão Mista de Orçamento (CMO), colegiado que analisa projetos relacionados ao Orçamento, será presidida neste ano por um deputado, e o posto deve ir para o PP, segundo o encaminhamento da reunião de ontem.

Já a relatoria, pelo rodízio que é feito entre as Casas Legislativas, ficará com o Senado. Em 2023, a comissão foi presidida pela senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) e o relator foi o deputado Luiz Carlos Motta (PL-SP).

O PL ainda tenta levar a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a principal da Casa, e a tendência é que fique mesmo com o colegiado, que também é disputado pelo União Brasil. O PSD, por sua vez, deve ficar com a Comissão de Minas e Energia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *