Pré-candidato do Psol ao governo da Bahia sinaliza por federação com PC do B e Rede

Kleber Rosa disse que executiva nacional do partido agendou reuniões com as siglas

Redação
Kleber Rosa ao lado de Guilherme Boulos | Foto: Divulgação
Kleber Rosa ao lado de Guilherme Boulos | Foto: Divulgação

 

Pré-candidato ao governo da Bahia pelo Psol, Kleber Rosa afirmou, nesta segunda-feira (20), que a regulamentação das federações partidárias pelo Supremo Tribunal Eleitoral (STE) acelerou o calendário eleitoral de 2022 e apontou possíveis alianças para o pleito.

“A executiva nacional do partido agendou reuniões oficiais com a Rede e o PC do B em plena semana natalina e a presidenta estadual Elze Fachinnetti já solicitou reuniões com as direções da Rede e do PC do B estaduais”, declarou Kebler, segundo o qual, apesar de cogitar a parceria, ainda “há muitas questões para se discutir e a resolver”.

Dentre os pontos levantados pelo pré-candidato estão a identidade da federação no cenário eleitoral nacional, a discussão das candidaturas em todos os estados e a reunião da documentação necessária para que a federação tenha personalidade jurídica.

“Será preciso também que os partidos discutam internamente o estatuto e o programa da federação, definam sua direção nacional, assim como a lista e as regras para a composição das chapas majoritárias e proporcionais”, pontua o sociólogo e policial civil, destacando a importância de entender que “a federação, como qualquer entidade pública, poderá sofrer impugnações e essas coisas podem levar tempo que não temos”.

Segundo Rosa, mesmo que a regulamentação preveja alguns procedimentos, “será preciso correr, pois a federação precisa estar plenamente registrada seis meses antes da eleição, ou seja, no início de abril, e isso só será possível para as entidades que submeterem o registro até o dia primeiro de março”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *