Prefeita, vice e vereadores de Ipiaú ainda não foram empossados; entenda polêmica

A sessão especial da posse dos vereadores de Ipiaú, na região do Médio Rio de Contas, da prefeita eleita Laryssa Dias (PP) e do vice Orlando Santos (PT) segue suspensa após a confusão generalizada que aconteceu nesta quarta-feira (1º) na Câmara Municipal e que acabou com intervenção da polícia e da justiça.

De acordo com o site Giro Ipiaú, a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2025-2027, que elegeu a vereadora Andreia Novaes (PP) para a presidência da Casa, contou com apenas seis dos 13 vereadores, ou seja, número inferior ao quórum exigido pelo regimento interno e pela Lei Orgânica do Município. Com isso, sete parlamentares que não estiveram presentes na sessão apresentaram um mandado de segurança contra o resultado. Outro ponto que gerou confusão foi quando o presidente interino da sessão, Cláudio Nascimento (PT), exigiu a apresentação física dos diplomas dos eleitos para a formalização da posse dos vereadores presentes.

A juíza Leandra Leal Lopes, responsável pela decisão, determinou que uma nova sessão fosse realizada em até 24 horas para a regularização da posse dos vereadores e a realização de uma nova eleição da Mesa Diretora. A liminar prevê multa de R$ 30 mil caso a ordem não seja cumprida.

Ainda de acordo com o site Giro Ipiaú, a definição da nova Mesa Diretora da Câmara e a posse da prefeita e do vice permanece incerta até a manhã desta sexta-feira (03). O imbróglio vem causando apreensão na população local e deve ter novos desdobramentos ao longo do dia.

Ipiaú é o único dos 417 municípios em que os eleitos, oficialmente, não foram considerados empossados.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *