Prefeito de Canudos, Jilson Cardoso, revela danos causados pelas chuvas ne sede e interior
Redação
As chuvas que caíram no município de Canudos nos últimos dias causaram transtornos e prejuízos aos moradores. Devido ao grande volume, calçamento de ruas foram danificados com redes de esgotos estouradas.
“A forte correnteza arrastou calçamento de ruas. Na zona rural, algumas estradas vicinais ficaram intransitáveis. A nossa equipe está trabalhando na recuperação de ruas assim como também das redes de esgoto que foram afetadas”, informou o prefeito Jilson Cardoso (PSD) preocupado com a previsão de mais chuvas para os próximos dias.
Algumas comunidades do interior, a exemplo de Mandacaru, moradores ficaram isolados por alguns momentos. “Ainda assim, temos estradas que ficaram em péssimas condições. Estamos trabalhando para que esse problema seja resolvido mesmo sabendo que o resultado seja lento devido a extensão do município, assim como também das condições financeiras que não oferece condições de colocar uma frente ampla de serviço, mas confiamos em nosso governador Jerônimo Rodrigues e em nossos deputados para que nos ajude”.
O prefeito Jilson Cardoso está com audiência marcada para os próximos dias com o secretário estadual de Infraestrutura da Bahia, Sérgio Brito e com o deputado federal Gabriel Nunes para tratar de ajuda do Governo do Estado.
Nível do Açude de Cocorobó
O prefeito Jilson afirmou ainda que o nível do manancial está próximo de 100% de sua capacidade. “Resta apenas 19cm para transbordar, e a expectativa é de mais chuvas para os próximos dias. Estamos felizes, mas também preocupados com os transtornos que podem causar com a sangria do açude como aconteceu em 2024 quando causou grandes prejuízos aos agricultores”.
Nova feira livre
“Estamos trabalhando para que a feira saia do centro da cidade, que seja transferida para um ambiente melhor e mais agradável no espaço que hoje pertence ao DNOCS. Temos uma conversa avançada com o governo do estado para que se execute um projeto com cobertura, novas instalações para oferecer conforto e mais segurança aos feirantes. O espaço onde funciona a feira, vamos aproveitar para fazer uma grande praça”, revelou.
Abastecimento de água
“Em alguns momentos faltou água na sede do município devido a um problema no sistema de bombeamento da Embasa. Reconhecemos os transtornos, mas temos um manancial com condições de abastecer mais de 50 cidades como Canudos”, disse.
Projeto de expansão no abastecimento
O chefe do executivo municipal destacou ainda sobre o projeto de abastecimento nas comunidades rurais autorizado pelo Governo do Estado. “Hoje temos às comunidades de Bendengó, Canudos Velho e Tubatinga que estão recebendo investimento de aproximadamente R$ 20 milhões. Existe outros projetos voltados para o abastecimento que pretendemos iniciar neste primeiro semestre. O governador Jerônimo visitará em breve nosso município, o qual já se comprometeu levar água para as comunidades de Rio do Vigário e Rio do Lúcio. Ainda assim, temos a pretensão de estender esse projeto para as comunidades de Calumbi, São Bento, Angico e Barriguda”, informou.
Estação de Tratamento
“Temos o projeto do aterro sanitário onde uma equipe do governo federal esteve na cidade fazendo levantamentos. Este projeto está em fase avançada. O outro projeto está voltado para o esgotamento sanitário. Um estudo técnico está sendo realizado para que possamos sanar este problema”, disse.
Pavimentação asfáltica no centro da cidade
“Temos autorização para algumas ruas e outras aguardando. Temos 5km para o bairro Califórnia com empresa vencedora da licitação e o recurso já liberado. Temos ainda o entorno da prefeitura, câmara municipal e o centro abastecimento para serem pavimentados. Outro projeto no valor de R$ 1,3 milhão, através da Codevasf, irá pavimentar algumas ruas do Núcleo 2 da 150 com material intertravado”, revelou.
O prefeito municipal informou ainda que existe o projeto de complementação de pavimentação para a comunidade de Rosário . “Iremos publicar uma licitação para realizar serviços na comunidade de Rasinho. São obras que pretendemos iniciar no inicio deste semestre. Outras ações estamos articulando com nossos deputados e o governador Jerônimo”.
Modernização do sistema da área irrigada
“Devido aos prejuízos causados aos agricultores do perímetro irrigado com o sangramento do açude em 2024, estivemos com ministro da Casa Civil, Rui Costa, em Brasília. Naquela oportunidade realizamos uma conversa sobre a possibilidade de mudança no sistema de abastecimento do Vaza Barris. O sistema é antigo, de inundação, mas hoje o nosso objetivo é aproveitar o máximo da água para a lavoura. Por três vezes, uma equipe da CAR esteve na cidade. Haverá uma reunião no próximo dia 29 com a presença do presidente do órgão para definir inicio das obras. O sistema será modernizado através de micro-aspeção, que com o mesmo volume de água se consegue dobrar a quantidade de áreas irrigadas com mais eficiência. Hoje temos aproximadamente 400 agricultores, e com a intervenção do governo do estado, aproximadamente mil famílias serão beneficiadas”, concluiu.