Prefeito de Casa Nova, Anísio Viana, encontra cidade arrasada; ouça grave denúncia

Redação

OUÇA AQUI A ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O PREFEITO ANÍSIO VIANA

O prefeito do município de Casa Nova, Anísio Viana (PSDB) ficou assustado quando entrou na prefeitura no dia primeiro de janeiro de 2025 quando se deparou com a destruição da máquina pública provocada pelo ex-gestor Wilker do Posto (Avante) que passou 8 anos sentado numa cadeira, ou deitado em casa, conduzindo os destinos do município. Para o sucessor, prefeito Anísio Viana, o seu antecessor passou os dois mandatos sem pisar os pés na prefeitura trabalhando para meia dúzia de pessoas da própria família.

“Encontramos a máquina devastada. Hoje o município se encontra no caos, uma parte dos equipamentos para realizar serviços de infraestrutura foi devolvida para o governo do estado, a outra parte com defeito. O município tinha trinta máquinas, mas só encontramos duas funcionando”, revelou Anísio Viana.

Saúde acabada,  dividas com INSS e consignados

Ele afirmou ainda que encontrou a saúde no caos e recheada de dividas. “A empresa que administrava o hospital me apresentou uma conta de R$ 3.800.000,00 de débito, esse valor vem desde o mês de agosto quando não pagaram a prestação de serviços com funcionários sem receber salários; parcelamento do INSS em torno de R$ 1 milhão não pago; pagamento de consignados do Banco do Brasil pendente. O desafio é muito grande, mas a minha equipe está trabalhando para colocar o mais rápido possível a cidade no eixo”.

Processo de investigação sobre venda de terreno público

Outro problema que o prefeito Anísio se deparou foi com relação a venda de um terreno do município, no centro da cidade, pelo ex-gestor. “Este será meu primeiro decreto administrativo nomeando servidores do município para que possamos tomar ciência do que aconteceu. Na imprensa foi divulgado que não houve um processo correto sobre a venda onde se destaca um processo criminal e civil sobre o caso. Os advogados e procurador do município estão tomando pé para que possamos entender o que aconteceu e punir quem tiver de ser punido, e devolver aquele patrimônio que é tão importante para nosso município”.

Diante do quadro lastimável encontrado na prefeitura, o chefe do executivo municipal decidiu abrir uma auditoria. “Estamos fazendo uma auditoria interna com cada secretario fazendo levantamento em seu setor para que no final possamos fazer um relatório para apresentar à imprensa, Tribunal de Contas dos Municípios, Ministério Público Estadual e Federal e a câmara de vereadores”.

O tremendo susto 

Anísio Viana afirmou que ficou assustado com as condições encontradas na máquina pública municipal. “Me assustei porque em oito anos de gestão o prédio da prefeitura só funciona hoje o gabinete do prefeito e a sala de reuniões. Esses foram  os lugares que o prefeito passou oito anos e nunca colocou os pés. Parece piada pronta, mas naquilo onde ele não colocou as mãos, está funcionando. O setor administrativo está totalmente sucateado, abandonado, sem equipamentos e agora estamos enfrentando um grande desafio para organizar a casa”.

Mais escândalo

“Encontramos a frota totalmente depenada, no espaço das ambulâncias encontramos a frota em um local parecendo um cemitério, parecia um cenário de guerra com ambulâncias do TFD sucateadas; os ônibus amarelinhos da educação arrasados, acabados. Então teremos que fazer uma reestruturação por completa em todo o município como o apoio de vereadores e de toda a minha equipe para que possamos transformar o município”, disse indignado o prefeito do trabalho.

Administração de quatro paredes

“Foram oito anos trabalhando para meia dúzia de pessoas. Ele abandonou o resto da população sem realizar os serviços básicos do município. Quero lembrar que logo logo teremos uma cidade ordenada; já realizamos um mutirão de limpeza para que assim pudéssemos dar uma nova visão a nossa cidade, e não tenho duvida que Casa Nova voltará a ser referencia no Vale do São Francisco e na Bahia”.

Convite

O prefeito Anísio aproveitou para convidar a população para prestigiar a tradicional Festa da Padroeira do distrito de Pau a Pique que será realizada nos dias 18, 19 e 20 de janeiro. “Também quero convidar a popular para prestigiar no mês de julho a tradicional festa  do interior e que aproveite para visitar o nosso principal cartão postal que são as dunas do Velho Chico”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *