Prefeito de Curaçá fala sobre eleições, gestão e seu posicionamento sobre hidroelétrica
Grazzi Brito – Ação Popular
O prefeito de Curaçá, Salvador Lopes (PT), confirma seu nome para as eleições municipais de outubro. Disse que muitos são os nomes de pessoas do seu grupo político capacitadas para o cargo de prefeito e que devido a isso seu nome foi o escolhido. Para não provocar uma divisão no grupo que teria vários nomes a serem apresentados. A convenção que irá definir os nomes do vice prefeito e vereadores deve acontecer no dia 30 de junho. “Dia de grande festa democrática em nosso grupo”, diz o prefeito.
Ainda sobre as eleições 2012, Salvador falou sobre a orientação do diretório estadual do PT para que não sejam feitas alianças com partidos de oposição a nível federal e estadual. “Em Curaçá isso é diferente, eu vou lutar para que o PT e o PSDB sejam aliados”, garantiu o prefeito. Que alem do PSDB tem em sua base aliada PDT, PHS, PC do B e PP.
Sobre a atual gestão destacou seu comprometimento com vários aspectos sociais importantes para a cidade:
ESPORTE
O ginásio de esportes foi restaurado, foram construídas várias quadras distribuídas nos distritos e nas escolas, inclusive quadras cobertas.
“Conseguimos retomar a reforma do estádio, o que foi complicado porque algumas empresas nem queriam participar da licitação devido ao estado em que a obra havia parado na gestão anterior”, desabafou.
EDUCAÇÃO
A atual gestão municipal de Curaçá levou a pré escola para as agrovilas, Barra Grande e Jatobá. Escolas e creches foram reformadas em Curaçá, Pedra Branca, Patamuté e Poço de Fora.
“Conseguimos um bom avanço na educação, recebemos seis ônibus escolares e ainda esperamos mais dois”, comemora Salvador.
INFRAESTRUTURA
A prefeitura de Curaçá adquiriu um trator grande para fazer estradas com lâminas tipo Patrol e com isso vem melhorado as estradas da região. “Através dos deputados Zezeu Ribeiro e Rui Costa esperamos mais quatro tratores para agricultura local”, afirmou o prefeito. As estradas estão sendo melhoradas, as aguadas estão sendo limpas em parceria com o governo do estado. Ruas estão sendo calçadas, o cemitério ampliado, construção de praça, entre outras benfeitorias pelo município.
SECA
O problema da seca na região é grave e a prefeitura vem adotando medidas para melhorar a situação do agricultor. “A prefeitura viaja para comprar milho em outras regiões de R$ 25,00 paga despesa de transporte e repassa para o produtor no mesmo valor, ele vende no mercado por R$ 42,00. A seca é grande a crise é grande, o produtor rural está sofrendo, mas estamos tentando amenizar”
O prefeito conta que 463 cisternas serão construídas no município e não se esquiva da polêmica quando questionado sobre a possível construção de uma hidroelétrica na região de Curaçá. “Eu sou contrário até que definam para onde vão as pessoas que estão nessa região. Não posso deixar mexer com meu povo. Tiram essas pessoas de lá e elas vão pra onde?” questiona.
“Além disso, tem o grande impacto ambiental que essa construção vai causar” afirma o prefeito que finaliza “Essa posição não é só minha é do povo e eu estou do lado do povo”.