Prefeito de Juazeiro cumpre piso salarial nacional e se junta aos professores em paralisação nacional
Da Redação
O prefeito do município de Juazeiro da Bahia, Isaac Carvalho (PCdoB) surpreendeu todos os trabalhadores na área de educação do Brasil quando decidiu, juntamente com sua equipe, apoiarem a paralisação de 72h dos professores no município. Em outros municípios do país, a exemplo de Petrolina, a categoria foi surpreendida com a presença da Policia Militar quando foi acionada no momento em que os professores estavam em frente da Prefeitura fazendo panfletagem e pedindo a ajuda da população para que o piso fosse cumprido pela administração Júlio Lossio (PMDB).
Isaac e sua equipe presentes no ato dos professores
Por sua vez, o prefeito comunista de Juazeiro se jogou nos braços da categoria mostrando afinidade com a classe proletária. “É justo a paralisação, principalmente quando tem objetivos palpáveis, essa a discussão e afinidade com a APLB eu parabenizo, isso faz com que os deputados federais, senadores e a própria presidenta Dilma Rouseff reflita sobre as políticas de educação. O que está se discutindo é justamente a ampliação dos recursos, se continuar no ritmo que vai isso pode ser esmagado lá na frente e precisa justamente ter agilidade nas aprovações da lei”, relata o prefeito.
A administração municipal e a categoria dos professores aproveitaram a paralisação para realizarem um seminário de capacitação. “isso só vem engrandecer os nossos laço de trabalhos”, comemora o prefeito.
Preocupação e alerta
Isaac Carvalho se mostrou preocupado com o aumento das responsabilidades transferidas pelo Governo Federal para os municípios, onde tem cumprido determinações, a exemplo do piso nacional de salário da categoria. “A preocupação é geral, mas estamos correndo atrás para que a gente possa conseguir aprovar a PEC 39 que tem como objetivo aumentar em 2% a receita dos municípios e que o Governo, por sua vez, assuma também as suas responsabilidades”.
Dezenas de professores no ato
Exemplo de incentivo
Durante o Congresso Pernambucano de Municípios no dia de ontem (17), o Governador Eduardo Campos (PSB) destinou R$ 241 milhões para os municípios investirem em áreas sociais. Com relação à Bahia, Issac afirma que o Governador Wagner tem sido grande parceiro. “Ele nos ajudou no projeto de intervenção urbana para Juazeiro, apesar de ser um projeto federal, mas precisa do apoiou do governador para ajudar a defender a importância desse projeto para Juazeiro, o projeto da travessia Urbana, Minha Casa, Minha Vida, temos contado com o apoiou político do deputado federal Daniel Almeida. Outra coisa é que o governador já sinalizou liberação de recursos próprios, principalmente para pavimentação”.
Valorização do magistério
Desde o primeiro ano de seu governo, a administração Isaac Carvalho tem um bom relacionamento com a categoria, coisa diferente de outros gestores. “Desde o inicio da nossa gestão que priorizamos a educação. Juazeiro pode contar com o fortalecimento da educação da Univasf, a aquisição do curso de Medicina e da Escola Técnica Federal. Ainda assim, podemos contar com 5 creches e tem mais 10 para serem entregues. São inúmeros os projetos na área de educação e necessitamos ampliarmos”, comemora.
Sindicato forte, categoria reconhecida
Com posição firme e presente, a APLB-Sindicato tem se mostrado como a principal alavanca dos direitos adquiridos da categoria. Em administrações anteriores os trabalhadores em educação nunca alcançaram objetivos iguais.
Isaac Carvalho, Antonio Carlos e o Sec. Educação, Clériston Andrade
Em vez de uma manifestação de rua ou indicativo de greve, os professores se uniram em seminário. “Muito satisfeito com esse grande encontro, isso vai se refleti na facilidade do gestor administrar as nossas escolas, com essas iniciativas a categoria se sente mais valorizada, eu não me lembro na história de Juazeiro um prefeito participar de um evento como este e apoiar a nossa greve, isso é grande exemplo de democracia. Juazeiro atualmente está cumprido o piso e a jornada, sem contar, que foi a primeira cidade a sair na frente com relação ao aumento de 8,3% no piso nacional da educação básica, inclusive nenhum professor em Juazeiro ganha a baixo do piso nacional, todos eles ganham acima”, comemora o diretor da APLB, Antonio Carlos dos Santos.
Outros objetivos
Sobre o Plano de Carreira, Salário e Remuneração, Antonio Carlos afirma que o processo está avançado.
“Já discutimos os pontos específicos, só falta colocar a implementação para que o município defina os valores das gratificações dos trabalhadores que galgaram outros espaços, a exemplo, dos professores que tem pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Esse é o grande avanço para gente, mas o que se discute hoje é a integração do plano”, finalizou.