Prefeito de Sobradinho é um dos 18 finalistas do Prêmio Sebrae
O Prefeito de Sobradinho Luiz Vicente Berti está entre os 18 prefeitos baianos finalistas do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Na categoria “Novos Projetos”, os municípios de Sobradinho e Casa Nova, no Norte da Bahia, se destacaram pelo empreendedorismo e inovação na política de merenda escolar. O projeto ‘Sobradinho Sustentável’ incentiva a agricultura familiar, o comércio local e promove a geração de emprego e renda de dezenas de famílias do município.
Numa visita a sobradinho, as consultoras de Políticas Públicas, Rita Lélis e Neide Fernandes fizeram uma avaliação do projeto inscrito e demonstraram bastante entusiasmo com a prática inovadora da gestão. O projeto “Sobradinho Sustentável” consiste na introdução de peixes como a tilápia e o cari na merenda escolar. Essa prática, empreendedora, traz ganhos reais para a agricultura familiar e incentiva o associativismo. Os peixes e seus derivados (hambúrgueres, almôndegas, linguiças, espetinhos) fazem parte do cardápio da merenda escolar duas vezes por semana, garantindo a nutrição dos alunos da rede municipal. De alto valor nutritivo, os peixes são utilizados para a composição de várias receitas que são desenvolvidas pelas merendeiras da rede escolar.
“O peixe foi muito bem aceito pelos alunos e pelas merendeiras, que abusam da criatividade e preparam caldos, moquecas, peixe frito, além de utilizarem os derivados que já caíram no gosto de nossos alunos. Além de garantir a nutrição das crianças, incentivamos a atividade pesqueira no município, que vai desde a produção até o beneficiamento. Estamos muito satisfeitos com esse reconhecimento”, revela a Secretária de Educação e Cultura, Dulcilene Kestering.
A prefeitura compra em média 1 mil quilos de peixes e derivados mensalmente para a merenda escolar através dos programas: Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Além dos peixes e derivados que são vendidos pela associação e pelos pescadores, a prefeitura compra ainda produtos que vem dos agricultores familiares, como frutas, verduras e tubérculos.
No município existe uma unidade produtiva, que além de realizar o beneficiamento do peixe, oferece cursos de capacitação para novos produtores e beneficiadores.
O Prefeito Luiz Vicente Berti, 31 anos , está na sua primeira gestão e já se destaca na região pelas práticas inovadoras e espírito empreendedor. “Esse reconhecimento do Sebrae nos incentiva e encoraja para desenvolver outras ações empreendedoras, que beneficiem o nosso município. Está entre os 18 prefeitos baianos finalistas já é uma vitória para Sobradinho, que ganha visibilidade e se fortalece. Foi compromisso nosso fortalecer a agricultura familiar, a piscicultura e o comércio local. O prêmio sinaliza que estamos no caminho certo”, comemora Luiz Vicente Berti.
Para as consultoras Rita Lélis e Neide Fernandes o projeto “Sobradinho Sustentável” é uma prova de que é possível e importante empreender com sustentabilidade. “O Prefeito de Sobradinho entendeu a importância de construir e executar projetos numa gestão que beneficia a economia local e fortalece não só os pequenos negócios, mas todos os segmentos em cadeia”, ressaltou Rita Lélis.