Prefeito eleito de Canudos se mostra obstinado a enfrentar problemas deixados pelo antecessor
Thalita Bezerra – Ação Popular
Passado as eleições, o prefeito eleito do município de Canudos/BA, Genário Rabelo, o popular Geo (PSD), em entrevista ao Ação Popular falou sobre as dificuldades que serão encontradas a partir do próximo ano para administrar a Prefeitura Municipal de Canudos. “A luta continua e vamos regularizar a situação da prefeitura, pois já é praxe desse grupo político desorganizar a prefeitura. Todas as vezes que perdem a eleição deixam o município bagunçado, para ser ter uma ideia na última gestão do irmão do atual prefeito Arsênio Almeida (PRB) até o décimo terceiro dos funcionários não foi pago, eles leiloam tudo e deixam uma situação bastante desconfortável para o próximo gestor”.
Segundo Geo, o município está inadimplente e existem alguns funcionários com mais de 3 meses de salários atrasados. “É uma situação difícil para agente que estamos entrando agora, mas vamos entrar com muita dedicação, vontade de trabalhar e respeito ao povo e tenho certeza que logo-logo conseguiremos legalizar toda essa situação junto ao governo federal e estadual para que possamos fazer essas parcerias tão necessitadas para o nosso município”, garantiu.
Questionado sobre qual seria a solução para regularização dos salários atrasados e dos prestadores de serviços, ele fez os seguintes esclarecimentos. “Com relação aos salários atrasados e a situação dos fornecedores iremos sentar para resolver a situação, mesmo sabendo que a lei não permite isso. Agora o que vemos que o município não tem nenhuma obra e pela lógica se não tem obra, não tem dívida e se tem dívidas são de campanhas e não é problema do novo gestor”, denuncia.
Indagado sobre quais os projetos que seriam prioridades no município, Geo foi direto. “Já tivemos reuniões com todos os grupos políticos, sendo 12 partidos todos da base do estado e governo federal, onde levantamos os nossos maiores problemas, priorizando alguns, a partir daí iremos procurar os deputados eleitos com os votos do povo de Canudos para que os mesmo coloquem emendas parlamentares este ano e no próximo ano estes recursos sejam aplicados. Umas das maiores preocupação é a poluição do rio Vaza Barris, problema sério que vamos tentar resolver de imediato”.
Por outro lado, ele falou sobre os seus projetos ligados a questão ambiental. “Canudos nunca teve preocupação na questão ambiental, já estamos discutindo e vamos a partir do mês que vem ver a possibilidade de ser criar uma secretaria ou um departamento de meio ambiente para que agente venha cuidar da nossa riqueza, Canudos é uma região rica por natureza tem que ser preservada e valorizada”.
Com relação à saúde do município, Geo afirmou que o quadro será revertido a partir do próximo ano. “A família do atual gestor vive de política, quanto pior melhor, quanto mais gente doente, mais eles ganham dinheiro na clinica particular Santa Casa de Misericórdia. Para se fazer um exame preventivo – que é direito de toda mulher – as pessoas tem que ir à maternidade fazer o exame pago ou em troca de votos. Vamos trabalhar muito para que melhore a situação da saúde na nossa região e com certeza vamos abrir uma casa de apoio em Juazeiro para facilitar a vida da nossa população, além disso, vamos contratar bons médicos e outros profissionais”.
Sobre a educação, Geo disse que a situação ainda é muita caótica por conta da má administração do atual gestor. “A situação da educação é difícil, não tem incentivo, foi o tempo todo na justiça, com greves e professores desmotivados porque a situação era desagradável e o prefeito não tinha sensibilidade com a categoria. Canudos precisa bastante de melhorias na área de educação e um dos nossos projetos é a instalação do curso pré-vestibular e também trazer uma faculdade pública, isso vai ser uma luta nossa”.
Na oportunidade, Ele falou como vai ser o seu relacionamento com a Câmara Municipal. “Dos 11 vereadores eleitos, nós temos 7, mesmo se não estive a maioria não teria muito problema, pois o que vale hoje é o dialogo, o exercício da democracia, vamos discutir bastante, vamos fazer uma administração conjunta, onde o executivo e o legislativo irão fazer os seus trabalhos, com isso faremos grandes parcerias”.