Prefeito eleito se mostra preocupado com a situação do município
Grazzielli Brito – Ação Popular
Entre os cinco candidatos a prefeito, validados pela Justiça, em Ouricuri, no Sertão de Pernambuco, saiu vitorioso na disputa: Antônio Cezar Araujo Rodrigues (PMDB), conhecido Cezar de Preto. A reportagem do Ação Popular esteve em Ouricuri para conversar com o prefeito eleito para uma avaliação de sua campanha política e seus planos para a cidade a partir de primeiro de janeiro de 2013.
O PMDB elegeu seis candidatos a prefeito no estado de Pernambuco, entre eles o de Ouricuri, cidade localizada na região do Araripe. Cezar de Preto assumiu dois mandatos na câmara municipal, sendo o vereador mais votado na história do município. Agora irá exercer o cargo de prefeito onde conquistou 53,4% dos votos.
Coligação e campanha política
Cezar encabeçou a coligação ‘Frente popular de Ouricuri’, que reuniu 12 partidos, inicialmente, e foi adquirindo outros durante a campanha.“Foi uma das maiores coligações já formadas no município. Ela foi constituída pela vontade de mudança, daí veio essa união, mas isso foi concretizado com a força do povo. Depois dessa coligação feita ainda vieram outros partidos como o PC do B, que estava na coligação de Juarez Saraiva (PHS), e aderiu durante a campanha à Frente Popular”.
A aproximação recente entre o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) e o governador Eduardo Campos (PSB) na capital pernambucana foi se estendendo até o interior. “Fui convidado pelo governador há 40 dias para o Palácio do Campo das Princesas onde conheci os secretários estaduais e o governador confirmou seu apoio a minha candidatura em Ouricuri. Conto com essa parceria e também com o governo federal, através do vice-presidente Michel Temer que é do meu partido. E ainda temos o reforço do ministro da integração Fernando Bezerra Coelho, que esteve aqui em um comício e se colocou a disposição”.
“Agora estamos num momento de comemoração. As pessoas ainda estão animadas com a decisão que Ouricuri tomou. O resultado nas urnas mostrou, ao contrário do que se pensava, que o que prevaleceu não foi o poder financeiro. A população provou que prefeito tem que trabalhar, mostrar serviço, pra tentar reeleição, e não ter o poder econômico”, disse o prefeito eleito referindo-se ao atual, Ricardo Ramos (PSDB), que ele venceu nas urnas.
Composição da Câmara
O município de Ouricuri teve o número de vagas aumentado para 13 nessa eleição, onde apenas cinco são da bancada do prefeito eleito, mas segundo Cezar isso não vai ser problema. “Conheço bem a Câmara, tenho bom relacionamento lá dentro apesar de oito dos eleitos serem da bancada do meu adversário, vou manter um bom diálogo. O vereador é o político mais próximo da população, respeito isso quero dar autonomia e livre acesso ao poder executivo”, garantiu.
Início dos trabalhos
O prefeito eleito disse já estar montando sua equipe de transição. “Já quero entrar em contato com a atual gestão e espero que isso aconteça da melhor forma, caso contrário, vamos tomar medidas drásticas através da justiça. Esperamos que a prefeitura seja entregue de maneira que não venha atrapalhar a nossa vontade de trabalhar. De antemão vamos nos informar de como andam, não quero perder tempo”, afirmou demonstrando grande vontade de começar sua gestão. “O grande gestor não é aquele que só constrói é o que cuida primeiramente de seu povo”.
Seca
“Sabemos que vivemos a maior seca dos últimos 40 anos e a prefeitura tem que tomar atitudes para minimizar a dificuldade dos agricultores. Sabemos que muitos ainda não têm nem cisternas”, disse sobre um dos principais problemas enfrentados pelos ouricurienses e já tem traçado planos para amenizar essa situação. “Perfurar poços, recuperar os que não estão sendo usados. Isso podemos fazer de urgência além da instalação de pequenas adutoras. O atendimento de carro pipa infelizmente ainda é necessário, não pode acabar assim de uma hora pra outra. Sobre a falta de cisternas para muitas famílias o ministro, Fernando Bezerra, já sinalizou que vai ajudar e se colocou a disposição”.
Educação
Cezar de Preto fala sobre a situação da educação no município. “Está difícil. Professores e alunos desmotivados. Não tem merenda nem em quantidade, nem qualidade; não tem estrutura nem condições pedagógicas. Quero investir muito nisso capacitar professor, proporcionar ao aluno vontade de ir à escola”.
Saúde
“Primeiramente vamos colocar os PSFs pra funcionar com atendimento e medicamento”, conta ainda que recebeu muitas denuncias sobre o funcionamento do TFD, Tratamento fora do município, onde os pacientes marcam exames apenas uma vez por mês. “As pessoas dormem nas filas pra tentar marcar exames. Isso é tirar a dignidade das pessoas. Vou lutar para construir um Hospital Municipal na cidade”.
Eleito, Cezar de Preto, espera não enfrentar problemas quando assumir a prefeitura. “Sobre receber a Prefeitura com débitos e sem dinheiro, não tenho preocupação pra isso existe a Lei de Responsabilidade Fiscal. Por conta dela muitos não puderam concorrer esse ano, espero que ela seja cumprida”, finalizou.