Prefeito Isaac empossa novos Conselheiros Tutelares
Na manhã desta segunda-feira, 11, no Paço Municipal, o Prefeito Isaac Carvalho empossou os cinco novos Conselheiros Tutelares da cidade. O evento também contou com as presenças do coordenador da Casa dos Conselhos, Roosevelt Duarte, da secretária de Desenvolvimento e Igualdade Social, Lindsai Amaral, e dos secretários Carlos Neiva, Clériston Andrade, Jorge Cerqueira e Paulo Bonfim, dos vereadores Agnaldo Meira, Anderson Alves, Antonio Caffé e Sargento Bastos.
As eleições unificadas e diretas para os novos Conselheiros Tutelares do quatriênio 2016-2019 foi realizada no dia 04 de outubro de 2015 em todo o Brasil. Em Juazeiro os eleitores foram às urnas do Colégio Municipal Paulo VI e escolheram os cinco novos membros titulares: Sidnei Honorato Araújo, Charles Vargas Lima, Sara Oliveira dos Santos, Maria Rosa Moreira e Iguaraciara Maria Santos.
O novo conselheiro Sidnei Honorato estava visivelmente empolgado para exercer a função.“Eu venho de uma experiência de trabalhar com crianças na igreja, mas sei que agora terei ainda mais obrigações e responsabilidades como Conselheiro Tutelar. Há muitas críticas aqui em Juazeiro em relação ao órgão e nossa expectativa é fazer a diferença. Temos o apoio e estrutura da Prefeitura Municipal, que tem uma Casa de Conselhos para nos dar suporte. Tenho certeza que esse novo Conselho terá sucesso em suas ações”, confia.
Conselhos
Quando começou a gestão em 2009, o Prefeito Isaac encontrou a cidade com apenas dois conselhos funcionando. Através de políticas públicas implantadas pelo Governo Municipal foram surgindo novos conselhos até chegar a vinte, sendo todos apoiados diretamente pela Casa dos Conselhos, criada também nessa gestão e vinculada à Assessoria de Articulação Interinstitucional da Prefeitura.
À frente da Casa dos Conselhos, o professor Roosevelt Duarte falou sobre a importância dos conselhos na gerência de uma cidade. “Os conselhos funcionam como uma organização capaz de estreitar a relação entre o governo e sociedade civil a partir da participação popular em conjunto com a administração pública nas decisões regentes na sociedade. E esse Conselho Tutelar tem um papel diferenciado, porque é formado por pessoas que se equiparam a funcionários da gestão durante esses quatro anos e isso trás a possibilidade de os mesmos realizarem um bom trabalho para apoiar as crianças que têm seus direitos prejudicados”, explica Roosevelt.
Gestora da SEDIS, parceira direta do Conselho Tutelar, Lindsai Amaral disse que os conselheiros terão todo apoio da pasta Social. “Desde a eleição nós demos suporte ao Conselho Tutelar, pois são ações que se complementam. É uma parceria que busca o aprimoramento permanente para garantirmos aqui em Juazeiro os direitos das crianças”, afirma Lindsai.
Em sua fala, o Prefeito Isaac incentivou os conselheiros empossados no novo trabalho. “Nós fortalecemos os conselhos durante nossa gestão porque entendemos que assim deixaríamos a sociedade mais próxima dessa administração. Esse é um trabalho de muita responsabilidade e é importante que cada um cumpra o seu papel, pois a população vai cobrar a todo instante, porque esse é um direito de todos. Peço que façam um bom atendimento, que se coloquem do outro lado e se perguntem como gostariam que fosse feito o Conselho Tutelar. Apoio vocês já sabem que terão desta administração”, conclui Isaac Carvalho.
Ramáiana Leal/Ascom-PMJ