Prefeito Isaac se reuniu mais uma vez com fruticultores dos projetos de irrigação de Juazeiro
O prefeito Isaac Carvalho se reuniu na noite desta terça-feira (30) com fruticultores dos projetos de Juazeiro. Na oportunidade foi discutida a busca de apoio para os distritos de irrigação não contemplados pelos flutuantes anunciados pelo ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, durante visita a Petrolina na última sexta-feira (26) no SEST/SENAT.
Além de traçar metas para a gestão do recurso liberado e instalação dos equipamentos, Isaac garantiu manter o empenho para complementar as necessidades dos irrigantes. “Desde o primeiro momento da crise, em companhia dos nossos deputados, tenho feito constantes diligências a Salvador e Brasília buscando apoio dos governos estadual e federal com o objetivo de encontrar soluções efetivas para não permitir que o Vale do São Francisco entre em colapso econômico”, enfatizou.
Destacando que a luta já começa a dar frutos e após ouvir as necessidades de cada projeto, Isaac sugeriu a nova pauta de prioridade que contou com o aval dos produtores. Após garantir os flutuantes que ajudarão a captação de água das bombas dos distritos de irrigação, ficou estabelecido que a luta agora será pela modernização dos projetos e a revisão do horário reservado de energia, visando reduzir custos e aumentar a produção.
“A partir da instalação dos flutuantes a previsão é que agora todos os distritos tenham garantido uma capacidade de bombeamento de até 55%. Essa é a nossa luta e vamos continuar em busca de igualdade para todos”, disse Josival Barbosa, vice-presidente do Instituto da Fruta.
“Essa união é muito importante para o fortalecimento desse setor que é responsável pela maior fatia do PIB da região. Vamos transformar a crise em oportunidade”, finalizou Isaac.
Participaram do encontro o superintendente da Codevasf, Alaor Grangeon, Ivan Pinto e Josival Barbosa, respectivamente presidente e vice-presidente do Instituto da Fruta, representantes das associações dos projetos Curaçá, Maniçoba e Tourão, os secretários Jorge Cerqueira, Paulo Bomfim e Joaquim Neto, os vereadores Agnaldo Meira e Eduardo Lopes.
Luiz Hélio/PMJ