Prefeito Isaac visita irmãs de João Gilberto e formaliza convite para inauguração da escultura do artista
Juazeiro está prestes a ganhar mais um atrativo turístico com a inauguração da escultura de João Gilberto, artista nativo de notoriedade internacional. O evento acontecerá no dia 24 deste mês, dentro da programação de encerramento do Festival Edésio Santos da Canção, e contará com show da cantora carioca Heloísa Maria Buarque de Hollanda, a Miúcha.
A programação do evento foi apresentada à família de João Gilberto Prado Pereira de Oliveira, representada pelas irmãs Maria Olívia, a “Vivinha”, e Maria da Conceição, a “Dadainha”, nesta segunda-feira, 5. Na oportunidade, o Prefeito Isaac Carvalho – acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Neiva, do assessor Paulo César de Andrade e do músico Maurício Dias Cordeiro, oficializou o convite mediante carta que será entregue a João.
No conteúdo da correspondência, Isaac Carvalho justifica a homenagem como um agradecimento de Juazeiro ao ilustre filho “por sua inestimável obra nascida às margens do São Francisco e sob a inspiração das mágicas e enluaradas noites sertanejas, criando um ritmo que revolucionou a música brasileira dando origem à Bossa Nova. Uma façanha digna dos gênios, que lhe deu fama mundial e ajudou a elevar o nome do município, sendo motivo de orgulho para todos os juazeirenses”.
Maria da Conceição, a Dadainha, falou com alegria sobre a escultura do irmão. “Uma homenagem como essa é muito importante para que as novas gerações saibam quem foi João Gilberto e se interessem por sua obra”, avaliou. A visita não se restringiu apenas ao convite para a inauguração, mas também para reforçar o interesse da Prefeitura em criar um memorial na casa onde João Gilberto nasceu, localizada na Praça da Catedral, no Centro da cidade. O secretário Carlos Neiva elencou os fatores positivos que essa homenagem a João Gilberto pode trazer para Juazeiro, tanto com a escultura quanto com o Memorial.
“Tudo pronto para a inauguração da obra assinada pelo escultor Léo Santana e a respeito da segunda etapa do projeto, já temos sinalização positiva por parte das irmãs do artista para transformar a casa em espaço de visitação. Não temos dúvidas de que João merece muito ser eternizado por toda sua contribuição à cultura brasileira. Além disso, um projeto dessa amplitude atrairá visitantes de todo o mundo e contribuirá para potencializar ainda mais o turismo e a economia do município”.
O prefeito Isaac falou sobre o objetivo da homenagem. “Com a escultura que será inaugurada dia 24 e posteriormente com o Memorial, estaremos dando uma importante demonstração de reconhecimento à contribuição desse filho ilustre, que ajudou a tornar nossa cidade conhecida internacionalmente. E ficamos ainda mais felizes por contarmos com o apoio dele e da família. Será um momento inesquecível para todos, afinal, João Gilberto é de Juazeiro, da Bahia e do mundo”, destacou.
Luiz Hélio/PMJ