Prefeitos da região e seus candidatos
Opinião
Eleição se aproximando e a campanha começa a esquentar nos bastidores das prefeituras da região do Vale do São Francisco. Em Pilão Arcado, o prefeito Afonso Mangueira (PP) está apoiando para deputado federal, Cacá Leão (PP) e para estadual Luciano Simões (PP) e Robinho (PP). O ex-prefeito João Porfírio (PSD), está apoiando para deputado federal, Josias Gomes (PT) e para estadual Luciano Simões (MDB). Em Campo Alegre de Lourdes, o prefeito Enilson Marcelo Rodrigues da Silva (PCdoB), está apoiando a reeleição do deputado federal José Carlos Araújo (PR).
Em Remanso, o prefeito Zé Filho (PSD) está com Elmar Nascimento (DEM) para deputado federal. Em Casa Nova, o prefeito Wilker Torres (PSB) está apoiando a reeleição do deputado federal Bebeto (PSB). Já o irmão Tum, que é pré-candidato à deputado estadual, apoia a reeleição de Elmar Nascimento. Em Sento Sé, a prefeita Ana Passos (PSD) apoia Isaac Carvalho (PCdoB), Josias Gomes (PT) e José Carlos Araújo (PR). Em Juazeiro, o prefeito Paulo Bomfim (PCdoB) está com Isaac para federal e Zó (PCdoB) para estadual. Ainda assim, dentro da administração está existindo uma disputa interna entre o pessoal do deputado Roberto Carlos (PDT) e Zó.
No município de Canudos, o prefeito Geo (PSD) caminha com seu velho guru, o deputado federal José Nunes (PSD). A votação do deputado pode cair bastante devido ao desgaste do gestor, e de ainda ter se escondido do povo dentro de uma roça deixando a prefeitura jogada nas mãos de parentes. O deputado ainda foi tachado por ex-eleitores, em Uauá, de ser ‘traidor dos trabalhadores’, o que complica mais ainda.
Em Curaçá, o prefeito Pedro Oliveira (PSC), está com Adolfo Neto (PSDB). Este é outro que enfrenta um enorme desgaste perante o público. Em Sobradinho, o prefeito Luiz Vicente (PSD) caminha com Valmir Assunção (PT) Bacelar (MDB) e Adolfo Neto (PSDB) para federal, e Paulo Rangel (PT) para estadual. E ainda tem Mário Negromonte Junior (PP) para federal.
Agora é bom lembrar que os municípios estão quebrados e os prefeitos não irão meter a mão nos cofres da vaca leiteira para fazer propaganda de graça para deputado. A única coisa que se pode fazer é pedir aos funcionários e a seus comandados que votem. Ainda assim, a maioria do povo está resistente a votar devido aos desgastes dos prefeitos e a sujeira lançada na mídia nacional sobre o Congresso Nacional. São poucos os deputado ficha limpa a exemplo de José Carlos Araújo.
Por: Elias Martins