Prefeitos de Caruaru e de Petrolina participam do “Comunitas”

Os prefeitos de Caruaru e Petrolina, Raquel Lyra (PSDB) e Miguel Coelho (PSB), respectivamente, participaram em Salvador na última sexta-feira (31) de um evento promovido pela “Comunitas” cuja principal finalidade foi o compartilhamento de boas práticas de gestão.

Também participaram do evento o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM) e secretários municipais de Salvador, São Paulo, Campinas, Porto Alegre, Juiz de Fora, Pelotas, Santos e Teresina, além de especialistas em desenvolvimento de cidades.

“Este encontro visa ao fortalecimento da rede de gestores públicos engajados e comprometidos com a busca pela melhoria dos serviços públicos entregues aos cidadãos. O encontro serve como espaço de debate, troca e reflexão acerca dos desafios e soluções importantes para o país”, declarou Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas.

Segundo Raquel Lyra, que viajou em companhia dos secretários Nyadja Menezes (Urbanismo e Obras) e João Melo Neto (Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa), o principal desafio do municípios brasileiros na atualidade é a busca do equilíbrio fiscal, dado que as receitas são insuficientes para bancar todas as suas necessidades.

“Temos o desafio de servir às cidades com o básico, que não foi feito ainda. É isso que gera tanta desigualdade no nosso país”, disse ela.

No caso específico de Caruaru, disse ter conseguido reduzir o valor de contratos (herdados da gestão anterior) de coleta de lixo, limpeza pública, aterro sanitário e merenda escolar, mas isso ainda não foi suficiente para equilibrar as contas públicas.

Mais pragmático, o prefeito Miguel Coelho declarou que os municípios brasileiros só serão auto-sustentáveis quando se fizer no Brasil um novo pacto federativo.

“Hoje, somos o elo mais frágil dessa rede. Somos o primo mais pobre, pois quase tudo que é arrecadado fica com a União. Atualmente, 69% dos impostos arrecadados ficam com o governo federal e o restante é dividido entre os 27 estados e os mais de 5 mil municípios. É preciso colocar essa pauta com urgência nas votações do Congresso”, disse o prefeito petrolinense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *