Prefeitos do Pajeú buscam parceria com a Codevasf para plano de resíduos sólidos na região

 

Uma comissão de prefeitos do Consórcio dos Municípios do Sertão do Pajeú (Cimpajeú) esteve reunida esta semana com o superintendente da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vale do São Francisco e do Parnaíba) em Pernambuco, João Bosco Lacerda de Alencar. O encontro ocorreu na sede do órgão em Petrolina e contou com o reforço do presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, que é prefeito de Afogados da Ingazeira, um dos municípios a integrar o colegiado municipal.

joao bosco com os prefeitos do cimpajeú

A pauta principal do encontro foi à viabilização da parceria da entidade com a Codevasf para a implantação do Plano Integrado de Resíduos Sólidos do Sertão do Pajeú. A região foi a primeira do estado a concluir o projeto do plano integrado que é uma exigência do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, instituído através de lei federal para que o Brasil atinja uma das metas do Plano Nacional sobre Mudança do Clima, que é de alcançar o índice de reciclagem de resíduos de 20% até 2015.

“Foi uma reunião importante com o Cimpajeú que agrega 21 municípios. Recebemos essa demanda importante que é a questão dos resíduos sólidos e vários outros assuntos de interesse da região. Vamos levar esses pleitos para Brasília, principalmente a dos resíduos sólidos e brevemente teremos essas repostas”, revelou o superintendente da 3ª SR da Codevasf, João Bosco Lacerda de Alencar.

joão bosco e prefeitos do cimpajeu

João Bosco tem pautado a sua gestão tendo como finalidade, dialogar com as diversas representações da sociedade civil existentes nos municípios da área de atuação da Codevasf em Pernambuco que soma 69 municípios. Ele já recebeu para encontros na superintendência em menos de dois meses de gestão, a comissão de mulheres trabalhadoras do campo, famílias de agricultores da região do Pontal e integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, a Comissão Pró Canal do Sertão para o Araripe e agora os prefeitos da região do Pajeú.

“Vamos trabalhar nesse sentido, fazendo todos os esforços para que as ações da Codevasf possam melhorar a qualidade de vida onde tem atuação. Nesta questão do Pajeú, tanto na área de saneamento quanto no tratamento do lixo dos municípios, a nossa intenção é estreitar as parcerias e assim levar qualidade de vida a essas cidades”, acrescentou o superintendente.  

O prefeito de Serra Talhada e presidente do Cimpajeú, Luciano Duque, enalteceu a postura de João Bosco e ficou satisfeito em saber que pode ter com o superintendente uma aproximação maior com o órgão, facilitando a resolução das demandas da região.

“Viemos tratar sobre o tema de resíduos sólidos e acabamos colocando outros temas na pauta como abastecimento de água, saneamento, cisternas e a questão dos poços na região. O que desejamos realmente foi encaminhado e esperamos ser atendidos no tempo adequado”, frisou Duque. O prefeito de Serra Talhada elogiou a postura de João Bosco em procurar se aproximar dos municípios mais distantes da sede da 3ª SR em Petrolina.

“Ficamos um pouco distante daqui e na medida em que Bosco assumiu a gente marcou essa a primeira reunião com interesses diversos, mas interesse do povo. Temos certeza que essa relação vai se aprofundar cada vez mais. Saímos daqui bastante animados com a certeza que os pleitos de toda a região do Pajeú serão atendidos”, complementou.

Duque frisou que a Codevasf é uma empresa que tem trabalhado muito nas demandas do povo da região do Pajeú, principalmente no tocante ao saneamento, abastecimento d’água e agora com a questão dos resíduos sólidos.

Fizemos o dever de casa. Fomos o primeiro consórcio de municípios em Pernambuco a apresentar o plano de gestão integrada dos resíduos sólidos. Queremos a parceria com a Codevasf para a execução dos projetos executivos para que a gente possa captar os recursos dessa politica e implantar de vez os instrumentos necessários para atender a demanda dos resíduos sólidos em nossa região”, destacou Luciano Duque.

Para o prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, que preside a Associação Municipalista de Pernambuco – Amupe – esse contato é importante para alinhar as políticas públicas sejam elas do governo federal, estadual ou municipal. Ele conta que essa é uma obrigação institucional da Amupe.

“Na medida em que temos responsabilidade e compromisso social, vamos buscar a integração das ações, isto significa otimização, mais resultados e a busca da melhoria da vida da população, urbana e rural e a Codevasf é uma grande parceira”, observou Patriota.

O presidente da Amupe reiterou a importância da Companhia hoje ser dirigida por uma liderança do interior como é o superintendente João Bosco Lacerda, um ex-prefeito, sertanejo, que também conhece a realidade dos pequenos municípios.

“Por João Bosco já ter sido prefeito de um município do interior, facilita muito o diálogo. A Amupe também vem lutando em todas as esferas e instâncias, para que os municípios possam cumprir os prazos e executar os projetos conforme as especificações, buscando diminuir a burocracia e fazendo com que os recursos públicos sejam bem aplicados em beneficio da maioria, do povo que precisa e que vive a margem do desenvolvimento”, concluiu José Patriota.

Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota listou algumas ações desenvolvidas na cidade pela Codevasf e salienta que como gestor municipal, tem procurado construir soluções para intervenções diversas do órgão federal no município.

“Estamos caminhando. Temos um projeto que envolve a Compesa e a Codevasf que é o saneamento básico onde há uma cobertura de 80% faltando 20% de cobertura; uma casa de mel para um grupo de produtores orgânicos que cuida e trabalham com produção de mel orgânico e alguns sistemas de abastecimento onde estamos construindo alternativas conjuntas nos encaminhamentos completar a obra,” detalhou José Patriota.

Além de Luciano Duque e de José Patriota, a reunião com o superintendente João Bosco Lacerda contou com a participação dos prefeitos Edvan Pessoa (Tuparetama), Luciano Torres (Ingazeira), Romério Guimarães (São José do Egito), Tássio José (Santa Cruz da Baixa Verde) e Francisco Dessoles (Iguaracy).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *