Prefeitura de Juazeiro e Forças Armadas se unem em megaoperação contra o Aedes aegypti

 

A Prefeitura de Juazeiro realiza neste sábado (13) uma mega ação contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e do zica virús. Cerca de 20 militares da Marinha, junto com 70 Agentes de Endemias do município, secretarias de governo, comunidade em geral e parceiros estarão concentrados às 8h d amanhã, na palhoça do bairro Dom José Rodrigues para o combate ao mosquito.

zika zero

A ação vai até o próximo dia 15, e inclui diversas atividades de orientação aos moradores para eliminar possíveis focos do Aedes aegypt. No mesmo dia, acontecem atividades em todo país. A data foi instituída pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, e tem o propósito de conscientizar as pessoas em todo o país sobre a importância da adoção de medidas educativas e preventivas no enfrentamento aos mosquitos.

Os militares, profissionais de saúde e voluntários irão de casa em casa verificar a existência de criadouros do mosquito e os agentes de endemias realizarão o bloqueio químico e mecânico dos focos. Serão distribuídos materiais de orientação para que a população seja a grande parceira, eliminando as larvas do mosquito em água acumulada.

“Estamos em guerra contra o mosquito. Não mediremos esforços para eliminar os criadouros do mosquito e a população precisa ser nossa grande parceira, acabando com os focos de dentro de casa. A abertura dessa manifestação integra a programação nacional do Dia D – Zika Zero, que planeja mobilizar todos os municípios brasileiros contra o mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela”, ressalta o secretário de Saúde de Juazeiro, Dlmir Pedra. A ação percorrerá também outros bairros da cidade, principalmente aqueles que apresentam alto índice do foco do mosquito.

Em Juazeiro, a mobilização nacional tem o apoio também da Câmara de Vereadores, IFSertão, Irpa, Rotary Club, Inema,  Direc, Codevasf e Ibama, além de todo governo municipal.

Daniela Duarte/SESAU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *