Prefeitura de Sobradinho mobiliza a comunidade para o enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Nas escolas municipais, estaduais e particulares de Sobradinho, a linguagem teatral conscientiza os alunos sobre o abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Através da arte, de forma prazerosa e lúdica, a Companhia de Teatro “Gestos e Ações” vem abordando o tema e chamando atenção para a importância da denúncia e o engajamento de toda sociedade no combate a este grave problema que atinge crianças e adolescentes, dentro e fora de casa.
Com o tema “Cuidando do Futuro do Brasil”, a abordagem teatral foi montada em duas versões: para o público de adolescentes e para crianças, obedecendo cada faixa etária e sob orientação do serviço de psicologia da SEADS.
A ação “Teatro na Escola” vai até o dia 29 de maio, quando a campanha será encerrada e é a aberta a toda família e comunidade.
O ponto alto da campanha aconteceu nas ruas da cidade, com uma mobilização coordenada pela SEADS e que contou com a participação de alunos da rede municipal que comandaram a ação de sensibilização à comunidade. Crianças e adolescentes abordaram comerciantes, consumidores, pessoas que transitavam pelas ruas da cidade com uma mensagem de paz e de encorajamento para a necessidade da denúncia. Através de panfletos informativos e música, os alunos passaram dados sobre esta problemática no Brasil e informaram sobre os riscos para o desenvolvimento da infância e da juventude, penalidades, perfil dos agressores e diferenças entre abuso e exploração sexual.
” Esta mobilização foi muito produtiva, principalmente porque foi feita por crianças e adolescentes que puderam levar uma mensagem de paz e um apelo para que toda comunidade se envolva e enfrente esse problema grave que deixa sequelas na nossa infância e juventude, atingindo toda sociedade. O apelo foi feito. Precisamos proteger, defender nossas crianças e adolescentes, garantindo um desenvolvimento pleno e saudável. A campanha mobiliza, mas é no dia a dia que este trabalho de enfrentamento deve ser feito. Nossa equipe tem essa questão como uma das suas prioridades. Fazemos nossa parte. Convocamos a sociedade a fazer a sua também, declarou Fernanda Sanjuan, Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social.