Presidente da Câmara abre representação contra ex-presidente por concessão excessiva de diárias
Conforme relatórios, entre 2009 a 2012, o ex-presidente concedeu 998 diárias a vereadores e servidores municipais.
O presidente da Câmara Municipal de Irecê, Joilton Francisco da Silva, formulou representação na 3ª Promotoria de Justiça da Comarca do município, requerendo instauração de inquérito contra o ex-presidente da Casa, Tertuliano Leal Libório. Ele pede que Tertuliano preste contas ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) sobre a concessão excessiva de diárias nos quatro anos de mandato.
Conforme relatórios entregues à reportagem, entre 2009 a 2012, o ex-presidente concedeu 998 diárias a vereadores e servidores municipais. “Vale ressaltar que não existe as devidas comprovações das finalidades das diárias e que existe recebimento das mesmas durante os sete meses em que a Câmara esteve de recesso”, explica Joilton.
O denunciante também chama atenção para o fato de o ex-presidente ter recebido vultosas 72 diárias somente em 2009, o que considera uma verdadeira discrepância em relação aos outros servidores. Joilton explica ainda que na época não houve fiscalização do caso por não haver uma oposição firme, diferente da atual legislatura, que conta com dois grupos de oposição e situação.
CPI – Os vereadores Leonardo da Silva (Léo da Unibel) e Margarida Cardoso também decidiram entrar na briga e apresentaram requerimentos na Câmara solicitando a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para apurar a autorização excessiva de diárias. Os documentos já foram protocalos e os vereadores aguardam posicionamento do presidente da Câmara. (Irecê Repórter)