Presidente desmoraliza PT de Juazeiro
Da Redação
Há mais de seis meses a briga interna no Partido dos Trabalhadores não pára. A imprensa vem publicando fatos anunciados pela direção municipal da legenda e no outro dia a estadual se manifesta contrariamente ao que foi destacado. Outro fato lamentável aconteceu no dia de ontem durante coletiva com a imprensa quando a presidente do diretório municipal, Josemeire Pinheiro afirmou que teria sido decidido pela direção estadual por candidatura própria, o que foi desconsiderado horas depois pelo presidente estadual Jonas Paulo e pelo secretário estadual Osmar Galdino através de entrevista ao Blog de Geraldo José.
Da Redação
Há mais de seis meses a briga interna no Partido dos Trabalhadores não pára. A imprensa vem publicando fatos anunciados pela direção municipal da legenda e no outro dia a estadual se manifesta contrariamente ao que foi destacado. Outro fato lamentável aconteceu no dia de ontem durante coletiva com a imprensa quando a presidente do diretório municipal, Josemeire Pinheiro afirmou que teria sido decidido pela direção estadual por candidatura própria, o que foi desconsiderado horas depois pelo presidente estadual Jonas Paulo e pelo secretário estadual Osmar Galdino através de entrevista ao Blog de Geraldo José.
“Apenas o ex-prefeito e suplente de deputado federal, Joseph Bandeira (PT), se inscreveu como pré-candidato a prefeito, dentro do prazo regimental determinado pelo Encontro de Tática Eleitoral, que se encerrou nesta segunda-feira (07). Ressaltamos que o recurso impetrado pelas chapas 1 e 2 foi arquivado pela Executiva Estadual porque foi dada entrada na instância errada, ferindo, inclusive, o Estatuto da entidade partidária que reza que o mesmo deveria ser encaminhado ao Diretório Municipal onde se deu a ação de realizar o encontro”, esclareceu Meirinha.
Por sua vez Joseph Bandeira informou que durante encontro com o governador Wagner – contando com as presenças de Jonas Paulo e Paulo César Lisboa – teria batido o martelo. “O nosso Governador não poderia ser outro. Eu fiquei calado durante todo esse tempo dizendo apenas uma coisa, o PT terá candidatura própria. Aconteceu tudo de acordo com o que a gente esperava, até porque o governador é nosso amigo e percorremos os mesmos caminhos há cerca de 20 anos. Wagner só ratificou o que vinha sinalizando nas entrevistas que concedeu a imprensa regional nos últimos dias de que não iria interferir onde houver duas candidaturas da base”, explicou Bandeira.
Durante entrevista ao BLOG de Geraldo José, Jonas Paulo e Osmar Galdino afirmaram que a decisão sobre candidatura própria ou não teria ficado para o próximo sábado e não pelo que foi divulgado durante a coletiva. “O partido divulgou no site a Resolução do PT de Juazeiro porque não havia mais tempo de realizar outro encontro. Mas está claro na nota que a decisão sairá do entendimento entre a Estadual e a Executiva Municipal, dia 12”, informou Jojó. Ainda assim, o secretário aproveitou a oportunidade para alfinetar: “Não há intenção do partido em querer ‘desmoralizar o ex-prefeito Joseph Bandeira’, mas ele antes mesmo desta coletiva sabia da decisão do Conselho Político que transferiu a discussão e a decisão para sábado, durante encontro em Juazeiro”.
Segundo o Blog, Jonas Paulo disse que foi surpreendido com o movimento do partido. “Não foi isso que ficou acertado com a Executiva Estadual do partido e no encontro com o governador Wagner. Primeiro que a Resolução do encontro de Juazeiro indica a construção de uma candidatura da base do governador Jaques Wagner, indica de não deixar brecha para a oposição e indica entendimento dos partidos da base que nós vamos construir. Essa Resolução coaduna com o pensamento do Conselho Político do governo, portanto, dos nove partidos da coalizão que entendem que Juazeiro deve ter uma candidatura única pautada nos critérios e nos métodos decididos por esse conselho. Essa foi a posição anunciada ontem durante encontro do ex-deputado Joseph com o governador que contou ainda com a nossa presença e do Secretário de Relações Institucionais, Paulo César Lisboa”.
Jonas fez o seguinte desabafo: “Estou surpreso, o governador está surpreso, nós conversamos agora a pouco, com essa decisão unilateral, não dialogada, não construída conjuntamente conforme encontro deliberado em Juazeiro. Tá claro prá nós, está marcada uma reunião sábado e depois deste encontro serão dados os encaminhamentos sobre a construção dessa candidatura no município. Por isso, nós não vamos deixar que haja atropelamentos”, concluiu.
A Assessoria de Comunicação do PT Bahia enviou nota para a imprensa fazendo os seguintes esclarecimentos:
PT defende unidade em Juazeiro
A Executiva Municipal do PT de Juazeiro, com base nas decisões formalizadas na Resolução aprovada durante a reunião do Diretório Estadual, deliberou na tarde de ontem (07/04), que realizará uma reunião com o Diretório do PT de Juazeiro, com pautas específicas, para definir as diretrizes do partido no Município.
A proposta do encontro é dar encaminhamentos adequados e garantir a aplicação da Resolução do PT, aprovada durante o Encontro do PT Municipal. Confira trechos da Resolução do PT de Juazeiro:
– O Encontro Municipal indica a construção de uma candidatura petista a ser efetivada com os partidos da base do governo Jaques Wagner/Dilma para derrotar a oposição estadual e nacional;
– O PT reafirma seu compromisso inarredável de assegurar a unidade da base estadual e a formação conjunta de uma chapa competitiva para vencer as eleições;
– O PT de Juazeiro no diálogo com a direção estadual irá buscar o entendimento com os partidos políticos da base do governo estadual, dentro da nossa estratégia de eleições 2012 no Estado. Com base nestas deliberações, o presidente estadual do PT baiano, enfatizou durante entrevistas concedidas em rádios na capital baiana e em Juazeiro, na manhã de ontem (08/05), que todos os encaminhamentos que foram propostos em Juazeiro, foram submetidos ao crivo da Executiva Estadual, de Joseph Bandeira, da Coordenação Política e do governador Jaques Wagner.
“Decidimos que será estruturado um Conselho Político da base, com o objetivo de trabalhar para construir a unidade em torno de uma “candidatura única” e garantir a vitória do nosso projeto em Juazeiro, não deixando flancos na oposição”, afirmou. Ao finalizar, Jonas fez questão de pontuar que todos os encaminhamentos são de conhecimento dos partidos da base do governador, de Joseph Bandeira e das Direções; estadual e municipal do PT.
Ascom PT Bahia – Assessoria de Comunicação