Preta Gil fala sobre os preparativos para o Bloco da Preta

Preta Gil e as musas do seu bloco, Letícia Lima e Carolina Dieckman
Preta Gil e as musas do seu bloco, Letícia Lima e Carolina Dieckman Foto: Alexandre Cassiano / O Globo
Guilherme Ramalho – O Globo
 

A cantora Preta Gil está em ritmo de contagem regressiva para o início do desfile do Bloco da Preta, marcado para as 11h. Em entrevista concedida num hotel no Centro, de onde seguirá, de van, para a Rua Primeiro de Março, local do cortejo, ela contou que mal dormiu, de ansiedade. E que acordou às 5h para começar a se arrumar. Este ano, o Bloco da Preta homenageará Abelardo Barbosa, o Chacrinha.

No bate-papo, Preta contou que, este ano, o bloco cresce em estrutura e vai contar com um apoio logístico maior da prefeitura:

– Vamos ter mais policiais na rua, torres de observação, a guarda municipal mais ativa. Ano passado reclamei bastante, mas eles entenderam como é importante ter mais a segurança. O empenho deles é muito forte, a vontade de colaborar é grande.

Radiante, a cantora disse que está cada vez com mais vontade de cantar:

– Vou cantar por horas e horas, até a Riotur mandar eu parar. Eu sua uma entusiasta da diversidade, ecletismo sempre. Meu bloco sempre foi muito baiano, é uma ponte entre Salvador e o Rio.

Vestida de Chacrete, com fantasia confeccionada por Michelly Xis, que também faz as roupas de carnaval de Ivete Sangalo, Preta contou que sempre quis ser dançarina do Chacrinha.

– Meu pai e minha mãe contam que eu queria ser chacrete desde os 5 anos. E não deixei de ser, sou a pretete, com a roupa dessa mulher incriível que conseguiur traduzir a chacrete para os dias atuais, com muito brilho, muita pluma.

Para ela, Chacrinha sempre foi um mestre. E o centenário é apenas um pretexto para homenageá-lo:

– Chacrinha é o grande tema da minha vida. Me ensinou desde muito cedo a ser múltipla, a olhar para todos. Sou uma pessoa diversa na minha essência, no meu caráter pessoal e musical.

Por fim, Preta falou sobre a responsabilidade de comandar um bloco que reúne tanta gente no Centro do Rio.

– Arrastar um milhão de pessoas na rua só para te ver é uma responsabilidade muito grande. Gratidão é o meu nome. Não duirmo, fico nervosa, com frio na barrigas, mas é um grande choque de amor. Convido a todos para, um dia, vir ao carnaval de rua do rio e ver como a rua é do povo.

Musa do bloco, a atriz Letícia Lima destacou a energia dos foliões do Bloco da Preta:

– O público da Preta é muito amoroso, tem uma energia muito boa. Por isso, vem com esses corações na roupa. No Bloco da Preta, se tiver briga ela chama atenção na hora. É bem amor mesmo

Vestida de arco-íris, Carolina Dieckmann, madrinha do bloco, foi uma das últimas a chegar e não escondeu o nervosismo.

– Quase tive um infarto – contou.

Preta virá acompanhada ainda pelos musos André Nicolau, David Brazil, Fernando Torquatto, Hugo Gloss e Thiago Fortes, e pela musa Thaynara OG, além do Rei Momo Gominho e da Rainha de Bateria Lia Khey. A cantora Ludmilla também é esperada.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *