Por proposição da deputada Laura Gomes (PSB), três comissões da Assembleia Legislativa decidiram realizar conjuntamente uma audiência pública sobre a privatização da Chesf: Constituição e Justiça; Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico e Turismo.
A audiência será realizada no dia 4 de setembro, às 10h, no auditório da instituição e o presidente da CCJ, deputado Waldemar Borges (PSB), presidirá os trabalhos.
Serão convidados para participar do debate o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, o presidente da Eletrobrás Wilson Ferreira Júnior, o presidente da Chesf Sinval Zaidan Gama, além de deputados federais e estaduais.
Nesta quarta-feira (23), o governo federal anunciou que decidiu entregar à iniciativa privada por meio de concessões a administração de 14 aeroportos, entre eles o do Recife, linhas de transmissão, 15 terminais portuários, além de parte da Eletrobrás (só ficarão fora a Nuclebrás e a Usina Hidrelétrica de Itaipu).
Com esta medida, o governo espera arrecadar cerca de R$ 44 bilhões. O anúncio foi feito pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimento (PPI).
Os aeroportos a serem licitados foram divididos em quatro blocos. Um deles inclui apenas o aeroporto de Congonhas, segundo maior do país com movimento de 21 milhões de passageiros por ano.
Um segundo abrange aeroportos do Nordeste (Maceió, Aracaju, João Pessoa, Campina Grande, Juazeiro do Norte e Recife). E o terceiro os aeroportos localizados no Estado de Mato Grosso (Cuiabá, Sinop, Alta Floresta, Barra do Garça e Rondonópolis). O quarto bloco inclui os aeroportos de Vitória (ES) e Macaé (RJ).
Já os lotes de linhas de transmissão estão espalhados por 10 estados, a saber: Bahia, Ceará, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Minas, Gerais e Tocantins.