Procura por vacina contra a Covid-19 aumenta na Bahia

Crescimento no número de imunizados na capital foi de cerca de 220% entre outubro e novembro

Por: Mariana Brasil
Movimento foi intenso em postos de vacinação de Salvador ontem, como no da  Faculdade de Medicina, Ufba
Movimento foi intenso em postos de vacinação de Salvador ontem, como no da Faculdade de Medicina, Ufba – 

O número de pessoas que procuram a vacinação contra a Covid-19 aumentou na Bahia. Entre outubro e novembro, o crescimento no número de vacinados em Salvador foi de aproximadamente 220%, com  41 mil doses aplicadas em outubro e 132 mil aplicadas no último mês, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Ontem, o movimento foi intenso em postos de vacinação da capital.

“Nós observamos um aumento na procura. Vínhamos vacinando, em média 1,5 mil pessoas por dia até o aumento estabelecido pela Covid”, aponta o secretário Municipal de Saúde de Salvador, Décio Martins.

“Com o aumento, as pessoas passaram a procurar, novamente, se vacinar. Estamos vacinando em média 13 mil pessoas por dia”. De acordo com o secretário, na última quarta-feira,  13,5 mil pessoas foram vacinadas contra a doença.

“Isso é um reflexo não somente do aumento [de casos], mas das festas de final de ano”, observa ele. “É um apelo que fazemos à população para que todos compareçam aos nossos postos. Ampliamos o serviço e instalamos um ponto de vacinação no Shopping da Bahia e estamos com diversos pontos funcionando”.

Em Salvador, 69% do público-alvo tomou a primeira dose de reforço, mas boa parte da população ainda está com o ciclo vacinal incompleto. “Temos mais de 500 mil pessoas que poderiam tomar a terceira dose e ainda não tomaram, e mais de 700 mil que poderiam tomar sua 4ª dose e ainda não tomaram”, destaca o secretário.

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep/Sesab), a busca por imunizantes, nos 417 municípios baianos, cresceu nos últimos dias. Em Feira de Santana, o aumento da procura se evidenciou no número de vacinados, com 16.725 doses aplicadas, um crescimento de mais de 50% em relação a outubro.

Conforme previsto pela Secretaria de Saúde do Município, após o estoque de vacinas contra a Covid-19 ter acabado em três pontos de imunização da cidade, na última quarta-feira, o município recebeu 6 mil doses de Oxford, 6 mil de Pfizer e 3 mil doses de Pfizer pediátrica. Até o momento, 63,6% do público-alvo está vacinado com a terceira dose.

Público infantil

De acordo com o último boletim epidemiológico da Sesab, nas últimas 24 horas, a Bahia registrou 1.972 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de 0,11%), 1.170 recuperados (+0,07%) e 11 óbitos em toda a Bahia.

A SMS iniciou ontem a aplicação da 1ª dose da vacina contra a Covid-19 para crianças de 6 meses até 2 anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades.

“Nós já puxamos no sistema 900 crianças que estavam nessa condição, de crianças diabéticas e outras comorbidades estabelecidas, e essas crianças já estão elegíveis para tomar a vacina”, explica o secretário.

Os pais e responsáveis pelos menores deverão fazer o agendamento no site vacinahoramarcada.saude.salvador.ba.gov.br para ter acesso ao imunizante e comparecer ao local e hora marcados munidos da original e cópia do comprovante de residência, Cartão SUS e cartão de vacina da criança. O atendimento deste público acontecerá das 8h às 14h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *