Profissionais do HDM/IMIP fortalecem o ensino e pesquisa através da participação em cursos e eventos

 
O Hospital Dom Malan, assim como o IMIP e suas unidades gerenciadas em Pernambuco, trabalha com o tripé da assistência, ensino e pesquisa. Essa base é forte, viva e presente, inclusive no cotidiano dos profissionais, que buscam estar sempre atualizados.
 
No HDM, por exemplo, além dos programas de residência (médica e em enfermagem), do internato e dos grupos de estudo médico-científicos, é comum a equipe buscar conhecimento além dos limites do seu cenário de prática.
 
Recentemente, foi a vez da diretora de atenção à saúde, Tatiana Cerqueira, da coordenadora da residência em enfermagem, Raísa Meireles, e da médica pediatra, Helen Brandão, irem em busca de reciclagem.
 
No início do mês Tatiana participou do 38º Congresso Brasileiro de Pediatria, que aconteceu em Fortaleza e teve como tema “Eu pediatra, cuidando do futuro do Brasil”. “Acho bastante relevante esse alinhamento dos três eixos preconizados pelo IMIP e, enquanto profissionais, temos feito a nossa parte. A atualização em serviço é tão importante na assistência quanto na gestão e todos aqui têm consciência disso”, ressalta.
 
Helen Brandão, por sua vez, participou em setembro do 10º Encontro Internacional de Endocrinologia Pediátrica, realizado em Washington nos Estados Unidos. De acordo com a médica, a experiência foi enriquecedora. “Contamos com a presença de grandes nomes internacionais da endocrinologia pediátrica que compartilharam a experiência de importantes serviços de referência na área. Além disso, foram apresentados novos protocolos e recursos para o diagnóstico e manejo dos pacientes, que poderemos aplicar no HDM”, cita como conquistas. 
 
Ainda em andamento, a enfermeira Raísa participa até novembro do curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS, promovido pelo hospital Sírio-Libanês. O projeto visa fortalecer o SUS através da capacitação dos seus profissionais. “Somos Sistema Único de Saúde e trabalhamos com dois programas de residência, em medicina e enfermagem, então nada veio mais a calhar. Foi uma excelente oportunidade que tive de buscar melhorias para o HDM visando o crescimento em gestão”, comemora.
 
Para a diretora de ensino e pesquisa, Angélica Guimarães, os ganhos oriundos dessas experiências são enormes. “Ficamos felizes pela iniciativa do profissional que se mantém atualizado, e mais contentes ainda pelo nosso serviço que ganha em qualidade”, reconhece. 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *