Projeto ‘Cultura na feira’ será lançado nesta segunda na feira livre de Uauá com Renan Mendes

Ação Popular

Será realizado nesta segunda-feira (12) o Projeto ‘Cultura na feira’ no município de Uauá, Bahia, contando com o apoio da Prefeitura Municipal. O autor desse trabalho é filho da terra, o cantor e compositor Renan Mendes.

IMG_20151009_193329798[1]

“Eu sou do tempo da feira. As feiras livres no país estão acabando. Muitas delas que eram gigantescas hoje estão reduzidas ou não existem”, lamentou. Nesses locais, pessoas amigas que residem em localidades distantes tem o prazer de se reencontrarem uma vez a cada dia da semana, e de ainda aproveitarem o pouco de tempo para se divertirem batendo papo. Na feira de tudo acontece onde as pessoas compram, se reúnem, comercializam e se divertem quando encontram algo de interessante”.

DSCF9195
Cultura na feira livre tem atraído personalidades da cultura regional como Gildemar Sena Pedro Peixinho e Cavachão. Eles são admiradores do trabalho de Renan
DSCF9172
Neste ano, o grupo de forró de Euclides da Cunha, ‘Os 8 baixos de Rato Branco’ fez uma belíssima apresentação na feira livre

Guri travesso

Renan lembra da época em que trabalhava na feira de Uauá ganhando um trocado como carregador e vendedor. “Quando menino cheguei a vender geladinho, fazia frete carregando sacolas das madames, e quando passava por determinado lugar via um artista anonimo cantando com uma fita cassete vendendo seu trabalho. Isso acabou”, lamentou.

renan no sao joao
Renan durante apresentação no último São João em Uauá

Hora de arregaçar as mangas

Preocupado com o desaparecimento dessa cultura, ele decidiu colocar o projeto em prática. “Hoje a música de bom tom tem o seu espaço na feira, e dessa forma vamos mostrar o trabalho para aquelas pessoas que não tem acesso. Quero levar o forró para o meio da feira com o objetivo de alegrar a criança que está saindo da escola passando pela feira, das donas de casas que vivem na maioria dentro de suas casas, do povo do interior que tem muita dificuldade de acesso e que adora o bom da música brasileira”, enfatiza.

IMG_20151009_193505222[1]
Renan Mendes na praça dos Quiosques, centro de Uauá

Objetivo

O projeto tem como objetivo atrair pessoas e incentivas artistas anônimos, ou não a mostrarem seus trabalhos em espaço público. “O primeiro passo será aqui em Uauá, depois vamos partir para os municípios onde obtivermos apoios”.

feira livre
Assim como este menino, Renan foi carregador de frente e vendedor de geladinho na feira livre

Interesse de apresentação em outras cidades

Ele e seu grupo pretendem fazer apresentações com a companhia de outros artistas da região em cidades como Juazeiro, Petrolina, Caruaru, Recife, Salvador, Euclides da Cunha, Monte Santo, Canudos, dentre outras. “Esperamos contar com apoios dos gestores desses municípios para que nos ceda o espaço para realizar nosso trabalho”.

Gravação do trabalho

“O nosso primeiro clip no Youtube vai ser lançado no próximo dia 19. O clip ‘Eu sou do tempo’ está sendo dirigido pelo diretor Igor Souto que tem vários trabalhos realizados no país, contando ainda com as participações de Luti e Indira Ferreira. Por sua vez temos o Pedro Peixinho que é nosso grande amigo e difusor da nossa música. Então este trabalho é parte de shows que foram gravados ao vivo, que vai se transformar em um CD, que será lançado no dia 19. Já o outro CD será um trabalho autoral, o nosso cartão de visita, que será lançado até o final deste ano”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *