Proximidade entre Marcinho Oliveira e PT causa insatisfação no União Brasil e notificação é cogitada por partido; entenda

Por Fernando Duarte / Mauricio Leiro, do BN

Foto: Divulgação

O ambiente de insatisfação com a atuação do deputado estadual Marcinho Oliveira (União) pode vir acompanhada por movimentações internas no partido. O Bahia Notícias apurou com lideranças da legenda no estado que não está descartada uma notificação ao parlamentar, institucionalmente, por conta da atuação que estaria divergindo dos princípios do União Brasil. 

 

“Existe um ambiente de insatisfação. Acho até melhor que se ele quiser ser base do governo, que ele peça a liberação da filiação”, apontou uma liderança do grupo. 

 

Apesar da possibilidade, a cúpula ainda não definiu se, de fato, o deputado irá ser notificado. O grupo ainda deve debater como proceder, apesar de entender que os recentes indicativos do deputado deixaram certa insatisfação no partido. Uma das alas do União Brasil entende que Marcinho poderia “pedir para deixar” o partido, para caminhar com o grupo do governador Jerônimo Rodrigues (PT). 

 

“Existe essa onda de Elmar [Nascimento]. É mais o governo tentando plantar discórdia do lado de cá. Na disputa pela presidência da Câmara teve uma aproximação com o PT. É normal”, atenuou outro deputado procurado pela reportagem. 

 

A disputa pela presidência da Câmara dos Deputados acabou deixando a relação de Elmar com o governo federal mais próxima. Por óbvio, o grupo de deputados estaduais ligados ao federal também acabou fazendo um aceno, porém, o movimento já é registrado desde o início da legislatura, em 2023, quando alguns deputados já demonstraram não ter tanta resistência ao PT na Bahia. 

 

Recentemente, a possibilidade de desembarque de Elmar do União Brasil foi ventilada, porém, descartada por boa parte dos deputados ligados ao partido. A avaliação é que o movimento seria “muito drástico” e também impactaria diretamente nos redutos eleitorais de alguns estaduais ligados a Elmar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *